O tradicional pão é o alimento mais consumido pelos brasileiros no café da manhã e em várias outras refeições. Feitos à base de várias farinhas, os pães são fonte rica de carboidratos e de sabor, porém também são ricos em calorias. Como o consumo é muito popular, muitas pessoas aderem ao pão integral como forma de reduzir os impactos no peso, mas será que isso funciona? Entenda.
Veja também: Estes são os 9 alimentos inimigos da pressão alta, segundo especialistas
Pão integral engorda? Entenda de uma vez por todas
Primeiramente, saiba que o pão integral também é um carboidrato, embora tenha mais fibras e possa contar com grãos e castanhas. No entanto, a farinha continua sendo um carboidrato com índice glicêmico considerável. Todo esse carboidrato em excesso (caracterizado pela glicose) se transforma em gordura acumulada. Caso não haja um gasto calórico compatível, toda a energia do carboidrato ficará estocada no corpo, provocando o ganho de massa.
Em contrapartida, por ser um carboidrato de absorção mais lenta, o pão integral pode gerar energia sem acumular tanta gordura quanto os “irmãos” feitos com farinha branca refinada. Entenda que a gordura gerada a partir da glicose é altamente energética. Como esse processo energético é processado de forma rápida, seu gasto tem que ser rápido. Do contrário, a gordura também será armazenada e estocada sem que haja tempo para ser eliminada.
Quantas calorias têm o pão integral?
De acordo com a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), o valor nutricional do pão integral por 100 gramas de produto é o seguinte:
– Calorias, 258 kcal;
– Proteína, 8 gramas;
– Gordura total, 1,4 gramas;
– Carboidratos, 49 gramas;
– Fibra, 8,5 gramas;
– Cálcio, 21 miligramas;
– Magnésio, 91 miligramas;
– Sódio, 540 miligramas;
– Potássio, 220 miligramas; e
– Fósforo, 195 miligramas.
Como comer pão sem engordar?
O pão é gostoso e vai bem com quase qualquer coisa, seja doce ou salgada, contudo é preciso ter moderação. Não dá para se esbaldar de pão, mesmo integral, e achar que o peso se manterá o mesmo. Como explicado acima, é preciso que haja um gasto compatível para não deixar sobras no corpo. Essa explicação, claro, é bastante simplória, ela serve apenas para facilitar o entendimento.
A dica para quem não deixa um pãozinho por nada está em praticar exercícios físicos que exigem bastante gasto energético. Entre eles, destaca-se a musculação e os exercícios aeróbicos, porém isso para quem não precisa perder muito peso. Se o seu caso é de obesidade, será preciso cortar temporariamente ou diminuir a quantidade de pães.