scorecardresearch ghost pixel



Revisão do INSS: segurados podem receber FORTUNA em breve

Aposentados do INSS podem solicitar o recálculo do benefício e aumentar em até 4 vezes o valor recebido em folha. Confira como isso é possível!



A Revisão da Vida Toda do INSS está mais perto de acontecer para aposentados e pensionistas. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal votou em mudanças que têm potencial de garantir o aumento de benefícios para quem contribuiu antes de 1994.

Leia mais: NOVAS regras da APOSENTADORIA do INSS para os próximos 5 anos

No mês de março, houve uma votação via plenário virtual entre os membros da Corte que garantiu a vitória para a revisão de benefícios do INSS. A margem foi apertada, de 6 votos a favor e 5 contra. Na ocasião, o voto do ministro Alexandre de Moraes, hoje aposentado, garantiu o parecer favorável ao projeto que promete mudar a vida de muitas pessoas.

Entretanto, na tentativa de reverter esse resultado, o ministro Nunes Marques pediu que a tomada de decisão fosse transferida para plenário presencial. Neste caso, seria preciso recomeçar a votação do zero, o que poderia mudar os rumos do parecer anterior, pois o voto de Alexandre de Moraes seria desconsiderado.

Felizmente, o STF anunciou um novo entendimento, de forma que a votação ocorrida em plenário virtual prossiga em plenário físico sem necessidade de alteração. Ou seja, na nova decisão da Suprema Corte, os votos já proferidos serão mantidos, aumentando as chances de aprovação da Revisão da Vida Toda aos aposentados do INSS.

O que é a Revisão da Vida Toda do INSS? Quem pode solicitá-la?

A Revisão da Vida Toda do INSS se aplica para quem se aposentou a partir de 1999, mas que contribuiu junto à Previdência antes de 1994. Isso porque o INSS determinou na época que contribuições abaixo deste ano não seriam utilizadas, fato que pretende ser mudado com a aprovação do projeto pelo STF.

Sendo assim, o reajuste do INSS pretende incluir todas as horas de contribuição dos segurados feitas antes de 1994. Com isso, muitas pessoas poderão melhorar o cálculo dos seus benefícios e garantir o tão esperado aumento na folha.

A expectativa é que, com a revisão dos cálculos, os contribuintes que tinham altos salários antes de 1994 sejam beneficiados. Ou seja, o grupo é formado por pessoas que tinham altos salários antes da implementação do Plano Real naquele ano.

Dependendo da situação, os aumentos podem ser de até 4 vezes os salários, com uma correção para cima de 30% no valor do benefício.

Como solicitar a Revisão da Vida Toda do INSS?

Os interessados em solicitar a revisão devem entrar com ação na Justiça junto com um advogado especializado na área previdenciária.

Mas antes de tomar essa decisão, a dica é que sejam feitos os cálculos e simulações a respeito dos valores para saber se compensa entrar com ação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário