scorecardresearch ghost pixel



Segunda-feira é o dia preferido para golpes online; descubra o porquê e proteja-se!

Uma pesquisa mostra que a segunda é o dia preferido dos criminosos para praticar os golpes pela internet.



Na tentativa de tornar os golpes pela internet cada vez mais próximos da realidade, os criminosos estudam cuidadosamente os horários e dias da semana mais propícios. E saber como os golpistas agem é essencial para se proteger.

Leia mais: Promoção do Nubank com prêmios de R$ 100 é golpe? Descubra agora!

A pesquisa é da Konduto, sistema antifraude para pagamentos online. De acordo com os dados analisados, os criminosos preferem agir na segunda-feira. E ao contrário do que muitos pensam, os horários preferidos são durante o dia.

Golpes online na segunda-feira? Entenda

O levantamento de dados mostrou que 17,48% das tentativas de golpes online ocorreram no primeiro dia da semana. De acordo com a Konduto, isso acontece porque é também o dia em que muitas empresas retomam os contatos de telemarketing para a oferta de produtos e serviços.



Outra dado interessante divulgado pela Konduto é que o horário preferido dos criminosos está entre 12h e 14h. Cerca de 20% dos golpes registrados acontecem nesse período.

E tem uma razão: é no horário de almoço que muitos consumidores tiram um tempo para resolver coisas pessoais, como as compras online. Só para se ter uma ideia, o levantamento mostrou que o período representa 18% das vendas nos primeiros 3 meses deste ano. E os criminosos estão de olho nessas informações.

De acordo com análise feita pela Konduto, a segunda-feira é o dia preferido para os golpes online porque os crimes se misturam com as vendas reais. Assim, os criminosos tentam burlar os sistemas de combate às fraudes.

Os dados indicaram também que nos quatro primeiro meses deste ano, as tentativas de fraude pela internet subiram 214% ao relação ao mesmo período do ano passado.

Para se proteger, os consumidores devem sempre desconfiar de preços muito abaixo dos valores praticados pelo mercado. E priorizar as compras em lojas bem avaliadas e nos sites oficiais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário