scorecardresearch ghost pixel



Sinestesia: nova moda no TikTok rebela qual é a cor do seu nome

Descubra o que é a sinestesia e saiba como alguns usuários do TikTok estão fazendo sucesso transformando cores em nomes ou palavras. O contrário também é verdade.



As redes sociais são grandes termômetros de tendências atualmente. Não apenas no mundo da moda, mas o próprio comportamento humano de massa pode ser influenciado através de apps como o TikTok. Aliás, atualmente, há uma forma de ligar nomes a cores e que está ganhando bastante espaço entre os jovens.

Veja também: Qual sua cor preferida do arco-íris? Ela pode estar diretamente ligada a sua personalidade

Essa tendência foi lançada por tiktokers e influencer que possuem sinestesia, uma espécie de alteração sensorial. Trata-se de uma condição neurológica em que os sentidos se misturam.

Uma das formas comuns da sinestesia é justamente a de “grafema-cor”, na qual as pessoas são capazes de associar letras e números com cores.

O que é sinestesia? Entenda a definição agora

Uma das principais definições para a sinestesia pode ser obtida através do que traz o site Psychology Today:

“A sinestesia é uma condição neurológica na qual a estimulação de uma via sensorial ou cognitiva (por exemplo, audição) leva a experiências automáticas e involuntárias em uma segunda via sensorial ou cognitiva (como a visão). Simplificando, quando um sentido é ativado, outro sentido não relacionado é ativado ao mesmo tempo. Isso pode, por exemplo, tomar a forma de ouvir música e, simultaneamente, sentir o som como redemoinhos ou padrões de cores.”

Nova tendência de sinestesia se espalhou pelo TikTok

Uma das usuárias do TikTok que possui sinestesia é Lisa McKindley. Ela já conta com mais de 111 mil seguidores – boa parte conseguida graças aos seus vídeos “sinestésicos”.

Ela apresenta pinturas coloridas e faz a relação dessas cores com determinados nomes e palavras. Sua popularidade se tornou algo crescente, sendo que cada dia mais seguidores acessam o perfil de mulher.

Contudo, há outros perfis dentro do TikTok que fazem o mesmo. O usuário Connor Rice, por exemplo, chega até a vender pinturas inspiradas em nomes.

Site permite identificar as cores do seu nome

O sucesso dessa moda foi tanto que até um site tradutor de sinestesia foi criado. O inteiro é deixar que as pessoas escrevam os próprios nomes para saber quais seriam as cores que o traduzem.

Segundo o portal Your Tango, a ideia foi de Bernadette Sheridan, que criou plataforma para explicar o que ela mesma vê. “Quando conheço novas pessoas, esqueço seus nomes imediatamente”, explica Sheridan no site. “Não me entenda mal, eu ouço o nome, mas minha mente está distraída. Na minha cabeça, estou contando o número de letras do nome e visualizando as cores de cada letra”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário