O vocabulário de uma pessoa é algo muito importante. Nós somos seres comunicativos por natureza, então a melhor forma de se chegar longe, seja socialmente ou profissionalmente, é expandindo os nossos ciclos sociais. E só somos capazes de fazer isso nos comunicando.
Veja também: Só os mais inteligentes localizam 5 pessoas na imagem; veja se é capaz
Dessa forma, é importante termos um léxico extenso e diverso. Estarmos sempre o alimentando pode ser benéfico, pois as palavras são ferramentas de comunicação, o que torna possível interagirmos de diferentes formas. Sendo assim, não há dúvidas de que existem algumas palavras mais “rebuscadas” que são tradicionalmente utilizadas por pessoas que são vistas como particularmente inteligentes, então por que não as aprender e utilizá-las também?
Peculiar
Essa é muito utilizada em livros, principalmente em histórias de investigação. Significa que algo é próprio e característico. Dessa forma, é sinônimo de: típico; particular; específico; inerente; individual; privativo; especial; intrínseco; ímpar; singular; único.
Insolente
Essa palavra também dá as caras na ficção com frequência e conta com dois significados. O primeiro deles se refere a uma pessoa que age com desrespeito. É malcriada e desrespeita os demais por alguma coisa.
Mas há também um segundo contexto onde a palavra faz referencia a algo que acontece muito raramente. Várias pessoas podem não conhecer esse segundo significado, mas ele existe e tem ligação com o “nunca visto, o incomum ou o insólito”.
Surreal
Ela traz em seu próprio nome parte do seu significado, ou seja, deixa claro que é algo que vai além do real, além do compreensível. Seguindo nessa linha, a palavra também se refere à transgressão da verdade sensível, da razão ou de algo que pertence ao domínio do sonho, do absurdo e da imaginação.
Estapafúrdio
Uma palavra que é realmente rebuscada, logo você não irá ouvi-la sendo dita em voz alta a qualquer momento. Ela se refere a algo fora do padrão, que foge do comum, é estranho e singular. Ainda assim, pode ser usada para o ato de agir sem prudência ou em simultâneo, mas também pode significar extravagante.
No geral, ela está mais ligada ao teor disparatado, isto é, para coisas sem lógica nem coerência.
Inócuo
No penúltimo lugar da lista, temos um termo usado para algo que não causa danos físico ou material, que não é prejudicial nem nocivo de forma moral, psicológica ou de qualquer natureza.
Vamos te dar um exemplo de como empregar essa palavra: “Com a garantia de que qualquer reação seria inócua, aceitou experimentar.”
Íngreme
Essa é mais comum de ouvir de alguém, caso você esteja em um ambiente propício para isso, visto que palavra se refere principalmente a algo que seja difícil de descer ou subir, bem como algo abrupto, escarpado ou alcantilado.