scorecardresearch ghost pixel



Termina HOJE o prazo para a averiguação cadastral do CadÚnico

Aqueles que não atualizarem os dados correm o risco de ter o benefício suspenso. Saiba onde fazer a renovação das informações.



Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estejam sob averiguação cadastral têm até esta sexta-feira, 12, para atualizarem seus dados. Até então, o prazo inicial era 10 de junho, porém, o governo federal decidiu prorrogar as datas após a grande procura nos postos de atendimento das prefeituras dos municípios, cujo resultado geraram longas filas.

Leia mais: Lista de quem precisa atualizar o CadÚnico em agosto é divulgada. Você está nela?

Nas últimas semanas, milhares de pessoas têm enfrentado filas desde a madrugada para garantir o atendimento, pois em alguns lugares a distribuição de senhas acontece de forma limitada. Aqueles que não atualizarem os dados correm o risco de ter o benefício suspenso.

O que é a averiguação cadastral do CadÚnico?

Trata-se de um processo necessário exigido pelo governo em casos de inconsistências no cadastro e informações divergentes. Isso acontece quando é feito o cruzamento de dados com outros sistemas.

Neste caso, o responsável pela família deve comprovar que todos os membros continuam cumprindo com os critérios para o pagamento do benefício.

Via de regra, famílias que possuem inscrição no CadÚnico devem atualizar os dados da conta a cada dois anos ou sempre que ocorrer uma alteração e mudança na renda, composição familiar, trabalho e endereço.

Suspensão de benefícios

Aqueles que forem convocados para a revisão e averiguação cadastral devem se dirigir até um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou até um posto de atendimento do Cadastro Único da cidade.

As famílias que não atualizarem os dados no CadÚnico podem ter o pagamento de benefícios suspenso. O Ministério da Cidadania afirmou ainda que se os registros não forem regularizados eles serão excluídos definitivamente dos cadastros a partir de julho de 2023.

Lembrando que, além destas, existem as famílias em situação de revisão cadastral, que também foram convocadas por meio de mensagem no aplicativo Auxílio Brasil ou Caixa Tem. Neste caso, elas têm até o dia 14 de outubro para atualizar as informações no banco de dados do governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário