Liderar uma equipe ou um grupo, seja no trabalho ou em outras atividades, requer prática e um certo dom. Um líder que se preze precisa abolir certas palavras e termos do seu vocabulário.
Veja também: Use estas 4 palavras poderosas para ter sucesso e crescer na carreira
São coisas que não condizem com a postura de liderança e podem comprometer o caminho de todos que estão seguindo o “chefe”. Aprenda quais são essas palavras.
1 – Um líder deve fugir da preguiça
A primeira palavra que deve ser abolida do vocabulário de um líder ótimo é a “preguiça”. Geralmente interpretada como falta de ânimo e de aversão às atividades diárias, a preguiça é apenas um sinal. Se você a sente, precisa cuidar melhor da sua saúde e buscar por atividades que sejam mais prazerosas ou úteis. Nenhuma pessoa satisfeita com sua vida sucumbi diante da preguiça.
2 – Procrastinação
Qualquer pessoa que queira evoluir na vida deve aprender a não procrastinar. Esse é outro termo que deve ficar fora da boca de qualquer líder que se preze. Deixar para amanhã aquilo que se pode resolver agora é um erro. Isso fará com que as responsabilidades se acumulem, causando mais estresse e transtornos.
3 – Insegurança
A insegurança existe na mente de qualquer pessoa, mas ela não deve ser alimentada. Por isso, um líder tem que identificar as causas que levam à falta de confiança e começar a tratá-las a partir de agora. Excesso de insegurança fará com que as decisões sejam tomadas de modo errado.
4 – Covardia
O medo é saudável e impede as pessoas de agirem com insanidade em qualquer situação da vida. No entanto, a coragem é importante e serve como a ação apesar do medo. Não deixe a covardia tomar conta de seu ser e te paralisar em momentos importantes.
5 – Desatenção
Um líder de respeito precisa estar sempre atento e ligado ao que acontece ao seu redor. Dessa forma é possível guiar uma equipe pelos melhores caminhos e tomar as melhores decisões.