scorecardresearch ghost pixel



Vídeos no TikTok e exposição nas redes sociais pode levar à demissão?

Uma exposição desnecessária nas redes sociais fez com que uma empresa demitisse uma trabalhadora nos Estados Unidos. Esse tipo de situação está se tornando cada vez mais comum. Veja como essa história terminou.



As redes sociais foram criadas para atender a certas necessidades naturais das pessoas. Interação, comunicação e conexão são apenas algumas delas. O problema é quando o uso das redes provoca uma exposição exagerada que coloca a segurança e até mesmo o seu trabalho em risco.

Leia mais: Mulher dança no TikTok para comemorar processo e é multada; entenda o caso

Foi isso que aconteceu com uma mulher de 25 anos nos Estados Unidos. Ela postou um vídeo na rede social em comemoração à mudança de emprego que lhe rendeu um bom aumento de salário.

Assim que teve conhecimento do conteúdo, a contratante demitiu a trabalhadora usando um argumento de que a exposição gerou um risco para a segurança da empresa.

Exposição exagerada nas redes sociais

A mulher disse ter postado o vídeo por acreditar na transparência salarial, uma prática que vem sendo adotada por algumas empresas. Segundo ela, essa é uma forma de lutar para acabar com a diferença de salários entre homens e mulheres. Apesar disso, a contratante não concordou com a exposição do valor.

A trabalhadora justificou que falar sobre salário é algo que está sob a proteção do Governo Federal e que, por essa razão, ela não poderia ser simplesmente demitida. Apesar disso, a jovem excluiu o vídeo do TikTok, visto que não queria que a empresa ficasse com raiva dela.

Segundo ela, o medo da contratante era que informações valiosas sobre o espaço de trabalho pudessem ser expostas no futuro. Isso sim afetaria a segurança da companhia. Apesar de toda essa história, o caso teve uma reviravolta. A jovem conseguiu ser recontratada pela empresa com a ajuda do gerente, com quem já tinha uma boa relação.

O caso reforça a importância de manter uma exposição com cautela nas redes sociais, principalmente nos casos que expõem outras pessoas e também as empresas privadas.

O respeito à liberdade de expressão tem que existir, assim como o cuidado com a cultura e a imagem de cada instituição. Sendo assim, por parte do trabalhador, o ideal é ter atenção com o tipo de informação que é divulgada. Por outro lado, cabe às empresas respeitarem a liberdade do funcionário, desde que o que for divulgado não coloque o negócio em risco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário