scorecardresearch ghost pixel



Você curva ou pontas? Ilusão de ótica tem resultado surpreendente

Muitas pessoas veem curvas, enquanto outras acreditam que são zigue-zagues. Há até aquelas que conseguem ver as duas formas no teste de ilusão de ótica.



Todo mundo adora uma boa ilusão de ótica, ou seja, aquelas imagens que foram feitas para enganar a mente humana. Uma delas viralizou recentemente e foi publicada pelo portal de notícias The Sun.

Veja também: Encontre o erro na imagem: você tem apenas 15 segundos para concluir o desafio

O truque de enganar a mente humana foi criado pelo psicólogo experimental Kohske Takahashi e recebeu o nome de ‘ilusão de cegueira de curvatura’. Você pode ver ondas ou linhas em zigue-zague na ilusão de ótica.

Existem pessoas que veem as duas formas e outras que conseguem até notar uma textura “áspera” nas linhas. Quando elas estão dentro da parte cinza, o efeito pode ficar ainda mais intenso.

Qual é o efeito de ilusão de ótica na imagem

Segundo o psicólogo, todas as linhas são idênticas. Na verdade, todas elas apresentam sucessões de ondas em seu prolongamento, mas sua mente distorce a informação original.

O fato de não conseguir enxergar a imagem como ela é realmente recebeu até um nome. As pessoas que se encontram nesta situação podem sofrer de “cegueira de curvatura”. Isso não pressupõe nenhum problema de saúde, apenas uma condição de sugestão da mente.

Takahashi escreveu em seu estudo: “Nós propomos que os mecanismos subjacentes para a percepção de curva suave e aqueles de percepção de canto obtuso estão competindo entre si de forma desequilibrada.”

Ilusão pode ser consequência evolutiva

Ele sugeriu que a percepção de zigue-zague pode ser mais dominante no cérebro. O psicólogo disse anteriormente ao The Telegraph que o resultado pode estar atrelado à evolução do homem enquanto animal. “Eu diria que nossos olhos e cérebro podem ter evolutivamente adaptados para detectar cantos [zigue-zagues] com mais eficiência do que curvas”.

Vale destacar que a observação das curvas não causa nenhum problema ou desafio para a vida cotidiana comum. As informações servem apenas como curiosidade e demonstração de que nem mesmo o cérebro é um órgão perfeito em tudo o que lhe cabe.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário