Uma das plataformas de aplicativo que mais investem em segurança é o WhatsApp. Além de ser o mensageiro mais popular do planeta, ele também pode ser considerado um dos mais seguros. Pelo menos é isso o que vários especialistas afirmam sobre o app verdinho da Meta.
Veja também: Desligar internet apenas do WhatsApp é possível: aprenda como
Não haveria de ser diferente, já que muitas atualizações são direcionadas exclusivamente para a segurança e para a privacidade dos usuários. É o caso de uma novidade que o WhatsApp anunciou em agosto, a qual visa o bloqueio da tela dentro do app.
WhatsApp vai impedir que vídeos e imagens sejam “printados”
Há pouco tempo, a plataforma lançou o recurso de enviar uma mídia com visualização única. Isso quer dizer que o destinatário poderá ver o arquivo apenas uma vez, antes que ele seja destruído.
O problema é que algumas pessoas ainda podiam acionar o printscreen e registrar aquela imagem de forma trapaceira. Diante disso, a plataforma resolveu criar um bloqueio de tela que vai impedir completamente a ação.
Com essa camada extra de segurança, os usuários do WhatsApp que desejam fazer uma captura de tela desse tipo de conteúdo não poderão fazê-lo e será exibida a seguinte mensagem: “a captura de tela foi bloqueada para maior privacidade”.
Paralelamente, o remetente não será informado de que uma captura de tela foi tentada, algo que acontece em outras plataformas, como o Snapchat.
Quando a ferramenta será lançada oficialmente?
Embora já possa ser encontrada na versão beta do aplicativo, a verdade é que não se sabe quando a ferramenta será lançada oficialmente. A Meta ainda não fez nenhum pronunciamento oficial neste sentido.
Contudo, espera-se que em breve o recurso esteja definitivamente ativo. Isso porque não se trata de uma tecnologia super revolucionária, mas sim de algo necessário para manter a privacidade de todos os navegantes que desejam ter privacidade.
Afinal de contas, se você está utilizando o recurso de visualização única é exatamente porque não quer que ninguém armazene o arquivo.