Você sabe o que torna uma pessoa emocionalmente inteligente? Essa capacidade é ainda mais valorizada nos dias atuais, principalmente pelas empresas ao contratar novos colaboradores para compor um time. Uma pesquisa de Harvard apontou quatro trações principais de pessoas que são inteligentes emocionalmente. Quais delas você tem?
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A pesquisa considerou as características em comum identificadas em pessoas muito espertas. Saber o que falta em você pode ser um caminho para evoluir e melhorar como pessoa e profissional, certo? Por outro lado, se você já tem alguns dos traços citados no resultado do levantamento, valorize todos eles e veja como aprimorá-los.
Emocionalmente inteligentes
Quando dizemos que uma pessoa é emocionalmente talentosa ou algo do tipo, isso quer dizer que ela sabe lidar melhor com as adversidades do dia a dia, ou seja, consegue resolver os problemas mais difíceis de forma positiva.
Isso parece familiar ou não? Leia com atenção todas essas características e veja o que é possível melhorar para se tornar uma alguém ainda mais completo e preparada para a vida acadêmica, profissional e pessoal.
Autoconsciência
Essa é a capacidade de sintonizar as suas emoções.
Sabe quando sente algum incômodo e tem a resposta para o que te aflige? É a partir desse ponto que você busca as soluções. Sendo assim, a autoconsciência ajuda a entender os sentimentos e a agir de forma a aprimorar as emoções. Como consequência, adquire-se um equilíbrio para tomar as melhores decisões.
Autogestão
A autogestão também está ligada aos sentimentos. Mesmo nos momentos de muita raiva, vemos que é preciso saber o que fazer sem agir por impulso. Esse é um tipo de inteligência emocional, pois esse traço ajuda as pessoas a conduzirem a própria vida pelo melhor caminho, evitando erros por falta de controle dos sentimentos.
Consciência social
Esse tipo de consciência é o respeito ao diferente. Ele trata do entender que cada pessoa vive um momento e uma dificuldade. Quem é emocionalmente inteligente e tem consciência social sabe respeitar todas essas situações e passar por elas sem conflitos. Dar a abertura ao diferente e saber lidar com ele abre portas e cria novos vínculos.
Gestão de relacionamento
É adotar a postura de ajudar as pessoas ao seu redor, seja com palavras de motivação ou com o simples fato de ouvir o outro com atenção e envolvimento. Você pode ser uma inspiração para muitos. Não é para menos que todos vão querer ter por perto sempre aquelas pessoas com a capacidade de garantir uma boa gestão de relacionamento.