scorecardresearch ghost pixel



Descubra como desenvolver a inteligência emocional de um bom líder

Confira quais são as características da personalidade de um líder que fazem com que ele tenha inteligência emocional bem desenvolvida.



O termo “inteligência emocional” surgiu há quase 30 anos. Foi em 1995 que psicólogo e escritor renomado Daniel Goleman que o conceito foi criado. A partir de então, diversas pessoas utilizam os métodos e princípios para se tornarem melhores naquilo que fazem. Uma das aplicações práticas está na atividade de liderança.

Veja também: Profissão dos sonhos: confira 6 carreiras cobiçadas no mundo

Descubra quais são os pilares da inteligência emocional que qualquer líder deve desenvolver se quiser atingir a excelência em seu trabalho. Os dados foram retirados e adaptados do que escreveu Goleman em sua bibliografia.

Como desenvolver a inteligência emocional de um bom líder?

Aprenda quais são as principais características da personalidade que um bom líder precisa desenvolver para ser bem-sucedido.

1 – Autocontrole

As decisões não podem ser tomadas no calor do momento. É preciso entender os fatos de uma maneira lógica e saber até onde se pode confiar na intuição. Outras pessoas dependem de você e sua instabilidade pode ser o caos de todos.

2 – Boas habilidades sociais

Um líder deve saber conversar e interagir com as demais pessoas. Sendo assim, desenvolver suas habilidades sociais é algo imprescindível, já que o mundo é repleto de personalidades e de costumes diferentes.

3 – Empatia

Se você precisa saber lidar com todo tipo de pessoa, a empatia é uma das características mais eficientes. Saber como se colocar no lugar do outro vai te ajudar a entendê-lo e a seguir pelos melhores caminhos profissionais ou pessoais. A inteligência emocional precisa da empatia para se desabrochar.

4 – Mais motivação

Não se trata enganar ninguém, mas sim de realçar os pontos positivos que cada pessoa tem. A motivação está no dom da palavra de um bom líder e é capaz de reavivar a vontade de desempenhar as atividades dentro e fora de uma empresa.

5 – Autoconhecimento

Por fim, o fator mais importante para desenvolver a inteligência emocional de um líder está no autoconhecimento. Nenhuma das técnicas acima será viabilizada por uma pessoa que não se conhece. Por isso, comece agora a buscar entender os limites do seu inconsciente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário