O banheiro é um ambiente da casa que precisa de cuidados especiais devido aos riscos de contaminação. A presença de urina e outros resíduos resulta na proliferação de germes indesejados.
Para proteger a sua saúde e também o bem estar da família, não deixe de procurar as melhores práticas de limpeza, buscando promover um espaço limpo e livre de bactérias.
Veja também: Limpeza pesada: truque com fermento em pó que você precisa conhecer
Cuidado com misturas perigosas
Infelizmente algumas dicas não são tão boas para remover a sujeira do vaso sanitário, mas acabam sendo difundidas pelo senso comum.
Embora pareçam eficientes, a longo prazo comprometem o revestimento de azulejos e cerâmicas. Pensando nessa situação, confira as substâncias que precisam ser evitadas na higienização de locais que têm função doméstica.
- Cloro e produtos com ácido cítrico ou limão.
- Cloro e vinagre.
- Cloro e produtos que contém amônia.
- Cloro e álcool.
- Cloro e água oxigenada.
- Cloro e produtos com ácido clorídrico.
Limpando o vaso sanitário com vinagre branco
No período da noite, esvazie toda a água que estiver no interior da privada e com o auxílio de um borrifador, espirre vinagre branco. Antes de fazer isso, limpe bem as partículas que costumam ficar acumuladas nas bordas. Usando a escova própria para esse tipo de limpeza, esfregue a superfície e adicione mais vinagre até cobrir todas as regiões que apresentam aspecto amarelado. Deixe de um dia para o outro e depois dê descarga.
Higienizando o banheiro com bicarbonato de sódio e vinagre branco
Em limpezas mais pesadas, considere fazer uma pasta de 2 colheres de sopa de bicarbonato para 1 colher de sopa de vinagre branco. Misture bem e use o conteúdo, removendo bem o limo que se acumula no vaso sanitário. Espere mais ou menos 1 uma hora até que a substância dissolva a sujeira e você possa finalizar a limpeza dando descarga.
Não esqueça de usar luvas emborrachadas para evitar irritações na pele e caso seja necessário, máscaras de proteção.