scorecardresearch ghost pixel



Aliexpress e Shopee: produtos imorais podem gerar multa pela compra

Descubra alguns exemplos de mercadorias que são consideradas ofensivas para os bons costumes dos cidadãos brasileiros. Elas podem ser apreendidas e gerar multas.



A disseminação de sites como Aliexpress e Shopee revolucionou a maneira de comprar os mais diversos produtos na internet. Não existem produtos que não possam ser encontrados dentro dos sites de vendas chineses, mas que também mesclam vendedores brasileiros.

Veja também: Quanto ganha e como se inscrever no programa de afiliados da Shopee?

No entanto, alguns produtos dentro do Aliexpress, da Shopee e de outras plataformas receberam uma classificação bem diferente. Eles foram considerados como “atentatórios à moral e aos bons costumes”. Todos eles podem estar sujeitos à “pena de perdimento”, de acordo com a legislação nacional.

Produtos do Aliexpress e Shopee podem gerar multas

Além de ficar sem o produto, alguns deles podem até resultar em multa de R$ 1 mil. Inclusive, essa parte da lei não é nova, já que existe há mais de 50 anos no país. Ela está presente no regulamento aduaneiro, que versa sobre a importação e exportação de quaisquer produtos, seja do Aliexpress e Shopee ou de outra plataforma de vendas.

Abaixo, você pode conferir alguns exemplos de mercadorias que atentam contra a moral e contra os bons costumes dos brasileiros.

Confira quais artigos podem ser considerados ofensivos à moral

De acordo com a Receita Federal existem algumas mercadorias que se enquadram em artigos que atentem aos bons costumes e à moral. Veja alguns bons exemplos para entender o assunto:

1 – Máquinas eletrônicas programadas para a exploração de jogos de azar;

2 – Videoloteria a qual se caracteriza como jogo de azar (pode ser vista como caça-níquel);

3 – Produtos de qualquer natureza, bem como embalagens, destinados ao público infantojuvenil, reproduzindo a forma de cigarros ou similares;

4 – Produtos assinalados com marcas falsificadas, alteradas ou imitadas, ou que apresentem falsa indicação de procedência; entre outros.

Se você não quer perder dinheiro e ainda correr o risco de cometer transgressões legais, é melhor fugir desse tipo de produto em sites como Aliexpress e Shopee.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário