Após a morte da rainha Elizabeth II, quem assume o trono do Reino Unido?

Monarca mais longínqua da história britânica morre aos 96 anos de idade no castelo de Balmoral, na Escócia.



O Palácio de Buckingham confirmou nesta quinta-feira, 8, a morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos de idade. Após 70 anos de reinado, ela deixa o trono para seu filho, príncipe Charles, atualmente com 73 anos de idade.

Leia mais: URGENTE: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos de idade

A sucessão ao trono do Reino Unido tem suas regras previstas na Declaração de Direitos (1689), no Decreto de Estabelecimento (1701) e no Ato de Sucessão à Coroa (2013). A linha segue critérios de descendência, gênero, legitimidade e religião.

Resumidamente, a coroa passa para aos filhos do monarca. Caso não os tenha, seu herdeiro colateral mais próximo assume a posição. No caso de Elizabeth II, o primogênito é o príncipe Charles.

Abaixo dele na linha de sucessão está seu neto e príncipe William, seguido dos bisnetos William, George, Charlotte e Louis. A lista continua com o príncipe Harry, o segundo neto da rainha falecida.

Rei Charles III

Em pronunciamento feito logo após a morte da monarca, a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, falou sobre a morte de Elizabeth II. “Nos próximos dias, nos reuniremos para celebrar sua extraordinária vida e seu legado. Ela era amada e adorada ao redor do mundo”, disse.

Truss também confirmou que o novo rei será nomeado Charles III. “Agora o reinado passa para o rei Charles III”, completou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário