O spotlight é uma função específica do iPhone para realizar buscas internas, mas que antes ficava disponível apenas como aplicativo. O recurso acabou se tornando um botão na última atualização do iOS 16, disponibilizada este mês. Sendo assim, o público não gostou muito do resultado e passou a procurar formas de modificar o layout para retirar essa opção.
Veja também: iOS 16: as novidades do iPhone após a atualização do sistema operacional
A proposta é boa, mas nem todo mundo curtiu
O objetivo da Apple com essa alteração foi aumentar a praticidade com a qual as pessoas encontram aplicações. Atualmente os smartphones concentram inúmeros serviços digitais e nem sempre é fácil deixar todos visíveis.
Portanto, a iniciativa atendeu algumas queixas ligadas à dificuldade de encontrar certo aplicativo em meio a tantos gadgets.
Novidades do da 16º geração do sistema operacional
A tela inicial do iPhone não contava com tantas possibilidades de personalização, mas esse fator passou por transformações. Agora são oferecidos fundos interativos, uma diversidade de cores e informações que ficam à mostra no bloqueio. A mudança mais notável de todas com certeza foi o dispositivo de ‘’pesquisar’’, representado por uma lupa ao destravar o celular.
Desative o botão de busca da tela inicial do iPhone
1º Passo: acesse os ‘’Ajustes’’ do iPhone e selecione ‘’Tela de início’’.
2º Passo: na seção buscar, desmarque a opção ‘’Mostrar na Tela de início’’.
Pronto, agora não vai aparecer mais nenhuma ferramenta inicial que pode ser ativada sem querer pelo toque. Se você já está familiarizada com todos os recursos internos, não precisa usar com frequência.