As tarefas domésticas já envolvem muito planejamento, porém, nem sempre todos conseguem ter consciência dos próprios custos. Afinal, em determinadas rotinas é praticamente impossível deixar de usar as facilidades da máquina de lavar roupa. No entanto, seu uso deve ser feito com responsabilidades, buscando obter descontos na conta de luz no final do mês.
Veja também: Totalmente limpo: aprenda a remover sujeira da máquina de lavar
Veja algumas práticas para economizar energia lavando roupa
Lave muitas peças de uma vez
Em um cesto, reúna muitas roupas de uma vez, procurando alcançar o limite permitido pelo recipiente. Isso também facilita a organização, porque no lugar de lavar diariamente as peças, você consegue reservar um dia específico para fazer isso. Nesse caso, não será necessário ficar gastando o dobro ou triplo de água e eletricidade.
Lave antecipadamente algumas peças
Aquelas roupas que sujam com facilidade devem ser higienizadas na pia ou no tanque, pois vai exigir um apenas um ciclo e não várias lavagens. Essa iniciativa prioriza a eficiência da centrífuga, ao eliminar a maior parte dos resíduos antes.
Reduza o uso da secadora
No frio as roupas costumam demorar para secar, mas em períodos nos quais a temperatura está baixa, a mesma roupa pode ser usada mais vezes. Repense a necessidade de jogar na máquina aquela calça ou casaco que continua limpo, diminuindo o volume de itens.
Modo econômico
As lavadoras modernas disponibilizam ciclos de lavagem e um deles utiliza o mínimo possível de água e energia. Lembre-se de acionar essa opção, sempre que achar necessário.
Acrescente os produtos na quantidade certa
Com pressa, é comum que as pessoas deixem de medir a quantidade de amaciante, sabão em pó e outras substâncias. Contudo, passe a adotar uma unidade de medida e coloque apenas a quantidade suficiente, porque o desperdício resulta em prejuízo e compromete o funcionamento da máquina.