O câmbio automático era considerado um luxo no Brasil há pouco tempo. Hoje, essa comodidade é de fácil acesso e pode até equipar carros compactos. Por causa disso, muitas pessoas que passaram muito tempo dirigindo carros manuais têm a chance de dirigir um carro sem pedal de embreagem pela primeira vez. O problema está em algumas barbeiragens que elas podem fazer.
Veja também: Quanto ganha um Uber? Descubra o salário mensal de um motorista da plataforma
Saiba agora quais são as 5 barbeiragens mais comuns com câmbio automático
1 – Segurar o carro em local alto
Um erro comum em carros manuais é ficar com o carro parado em uma ladeira, aplicando os pedais da embreagem e do acelerador. A prática desgasta a embreagem e, se repetida, causará uma substituição prematura.
Carros automáticos também são capazes de ficar parados em uma lomba sem a necessidade de o motorista acionar os freios: dependendo da inclinação da estrada, a marcha lenta é suficiente para “segurar” o carro. Em alguns casos, basta uma pequena pressão no pedal do acelerador para que isso aconteça.
2 – Colocar ‘P’ ou ‘R’ com o carro em movimento
Ao dirigir, com pressa, é normal que o motorista selecione “R” (ré) enquanto o carro está avançando. Ou pressione “P” (estacionar), que trava as rodas motrizes, antes que o carro pare completamente.Carros com câmbio mais antigo podem apresentar mais riscos por causa da sua mecânica. Os modelos mais novos são equipados com controle de ré e estacionamento.
3 – Colocar o câmbio no neutro ao parar no semáforo
Os motoristas acostumados a carros manuais têm o hábito de engatar a marcha quando param em semáforos ou no trânsito. Porém, em carros automáticos, a recomendação é diferente: o correto é manter o câmbio na posição “D” e o pé no pedal do freio.
4 – Tentar fazer a moto pegar no tranco
A bateria está morta? Nos carros manuais, a solução é fazer o motor dar a partida “rapidamente”, ou seja: ligar a chave de ignição, colocar a segunda marcha, “embalar” o carro e soltar suavemente o pedal da embreagem.
5 – Dirigir automático de forma errada
Muitos acreditam que as transmissões automáticas não precisam de manutenção e essa crença pode causar grandes prejuízos a longo prazo. No entanto, isso não significa que as transmissões automáticas não tenham problemas de lubrificação.