Quando um cidadão que recebe o Auxílio Brasil deixa de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) dentro do prazo correto, pode ter os pagamentos suspensos pelo governo federal. Para resolver a situação, o responsável deve revisar os dados o quanto antes.
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Concluído o procedimento, o município onde a família vive tem até 180 dias para reverter o cancelamento. De acordo com o Ministério da Cidadania, o depósito da primeira parcela após a retomada do benefício ocorre no mês seguinte à reversão.
Isso significa que a família pode ficar até seis meses sem receber o Auxílio Brasil quando seus dados não estão em dia ou quando há alguma irregularidade. Além disso, vale lembrar que as novas informações do cadastro são avaliadas, e o beneficiário só volta a fazer parte do programa se continuar dentro dos critérios de elegibilidade.
Caso o cidadão esqueça de atualizar o cadastro dentro do prazo de 180 dias, a família terá que realizar novamente todo o processo de habilitação, seleção e concessão do benefício para voltar a receber.
Como atualizar o CadÚnico?
A revisão dos dados é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos de atendimento do CadÚnico nos municípios. O interessado deve apresentar um documento de identificação de cada membro de sua família, podendo ser:
- CPF ou Título de Eleitor (preferencialmente);
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Identidade (RG);
- Carteira de Trabalho;
- RANI (Registro de Nascimento Indígena), no caso de pessoa indígena.
Público Auxílio Brasil
O maior programa de transferência de renda do país atende exclusivamente famílias com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Para participar, é necessário ter renda mensal de até R$ 210 por pessoa. No caso de lares sem ao menos uma gestante, nutriz ou menor de 21 anos, a renda máxima permitida é de R$ 105 por pessoa.