scorecardresearch ghost pixel



Siga esses passos para emitir a segunda via do CPF e RG de graça

Sabia que os principais documentos podem ser emitidos de graça? É preciso que o cidadão esteja em uma das situações mencionadas. Veja garantir uma nova via.



Emitir uma nova via de alguns documentos pode ser mais fácil do que você imagina, inclusive, pode nem haver uma cobrança de taxas. Se você, por qualquer motivo que seja, perdeu o documento e está preocupado com a burocracia que pode vir com isso, veja como emitir a segunda via do CPF e RG de graça seguindo essas etapas.

Leia mais: Correios passam a exigir CPF do remetente a partir de 1º de setembro

Antes de mais nada, o mais importante nessa situação é registrar um boletim de ocorrência, afinal de contas, esses são documentos pessoais que podem ser usados por pessoas com péssimas intenções. Isso acabaria gerando uma grande dor de cabeça, então é bom evitar que algo assim aconteça. Sempre registre um B.O. na polícia!

Segunda via do CPF e RG de graça

Feito isso, é necessário emitir uma nova via desses documentos, mas fique tranquilo, pois isso pode ser feito gratuitamente. No caso do RG, as pessoas em alguns estados os cidadãos chegam a gastar até R$ 96 para ter acesso a um novo, mas há algumas situações onde a isenção da taxa é uma realidade.

O indivíduo que se declarar pobre, com a devida comprovação por meio do Número de Inscrição Social, tem direito a mais uma via do RG sem custos. A não cobrança vale também para os homens com mais de 65 anos e para as mulheres com mais de 60.

Uma outra opção de emissão do documento de graça é oferecida para quem está sem emprego há três meses ou para quem teve o RG roubado. É exigido o Boletim de Ocorrência neste último caso.

Mas fique atento: a primeira via do RG é sempre emitida sem qualquer custo, independentemente da situação financeira do cidadão. Para fazer o documento, basta ir ao órgão emissor da sua cidade, como a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil ou um Poupatempo e apresentar a certidão de nascimento ou casamento.

No caso de perda do CPF, se o cidadão precisar da segunda via, ele pode contar com o atendimento online. No e-CAC, o interessado clica em “meu CPF”. Em seguida, com o login no portal Gov.br, ele deve ir em “cadastros” e depois em “comprovante de inscrição do CPF”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário