O Banco Central (BC) confirmou o vazamento de dados cadastrais de clientes sob a guarda da Abastece Aí Clube Automobilista Payment LTDA (Abastece Aí). Mais de 137 mil chaves PIX foram expostas. O BC garante que informações de senhas e saldos não vazaram.
Leia mais: Aneel quer tornar PIX opção de pagamento obrigatória nas contas de luz
O motivo, segundo o BC, foram falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. É o quarto vazamento de dados relacionados a chaves PIX desde a criação do pagamento instantâneo.
Vazamento de dados
A confirmação do BC garante que os dados sensíveis dos clientes não foram expostos. Isso inclui, por exemplo, as senhas, movimentações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sob sigilo bancário. Ou seja, o vazamento de dados expôs informações cadastrais, que não permitem a movimentação de recurso e nem facilita o acesso às contas.
Os clientes da empresa que tiveram os dados expostos serão comunicados por aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento.
É bom ficar em alerta, porque nem a empresa e nem o Banco Central entraram em contato por outros canais. Por isso, qualquer coisa diferente disso pode ser uma tentativa de golpe.
O BC disse ainda que adotou as ações necessárias diante do vazamento e apuração detalhada. Depois disso serão aplicadas as medidas previstas na regulação. Já a empresa Abastece Aí disse que bloqueou as atividades suspeitas depois do incidente de segurança da qual foi vítima e as medidas de investigação estão sendo tomadas.
Veja outros vazamentos de dados registrados:
- setembro de 2021: vazamento de dados sob a guarda e a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese);
- janeiro de 2022: BC anunciou o vazamento de chaves PIX de clientes da instituição financeira Acesso Soluções de Pagamento;
- fevereiro de 2022: vazamento de 2.112 chaves PIX da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A.