scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido: sistema de consultas do Banco Central terá mudança em 2023

Banco Central anuncia que consulta a dados financeiros só será possível com uma credencial no portal gov.br.



O Registrato, sistema do Banco Central (BC) para consulta de dados financeiros, terá uma mudança importante a partir de 1º fevereiro de 2023. O usuário interessado em acessar o sistema deverá ter uma conta ativa no portal Gov.br.

Leia mais: Contato quente: entenda o novo golpe para roubar dinheiro de negativados

A autarquia alertou sobre a mudança em uma circular editada na última quarta-feira, 14. O intervalo de implementação superior a quatro meses tem como objetivo oferecer tempo para que o cidadão crie seu login sem pressa.

O registro no portal Gov.br é gratuito e pode ser feito a qualquer momento. É possível iniciar o processo usando o número do CPF ou se identificar usando login de banco, QR code, certificado digital e certificado digital em nuvem.

O Banco Central afirma que a maior parte dos brasileiros prefere usar a conta Gov.br para acessar todos os serviços em um portal único. Do total de acessos ao Fale Conosco, 97% foram feitos com login único. As credenciais também foram usadas em 4% dos acessos ao Protocolo Digital, e em 82% das entradas do Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto.

O Registrato é um portal por onde o cidadão pode consultar informações sobre sua vida financeira, como empréstimos, cheques devolvidos, bancos onde tem contas, chaves Pix e muito mais.

Sistema de Valores a Receber

O BC não forneceu novas informações sobre o Sistema de Valores a Receber, plataforma para consulta e resgate de “dinheiro esquecido” em instituições bancárias que está fora do ar desde o segundo trimestre. A princípio, acredita-se que o login com conta Gov.br também será adotado como forma de acesso ao portal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário