O Banco Central deu uma nova previsão para o lançamento do Real Digital. Ao que tudo indica, ficará para 2024. No próximo ano, a meta é analisar os projetos selecionados pelo laboratório de inovação do BC. A promessa é de mais agilidade nos pagamentos, possibilidade de transferência offline e mais rapidez na compra e venda de imóveis.
Leia mais: PIX parcelado é uma realidade: saiba como aproveitar o meio de pagamento
Até o lançamento, a entidade espera apresentar um pacote de benefícios com o lançamento do Real Digital. Agora todas as soluções serão trabalhadas até 2024. O incentivo maior para a versão virtual da moeda foi o rápido crescimento das criptomoedas. Bancos do mundo inteiro começaram a desenvolver as moedas digitais.
Real Digital ficará para 2024
O Banco Central definiu que o Real Digital terá o mesmo valor do papel-moeda. Assim como o dinheiro usado na rotina dos brasileiros, a versão moderna e digital poderá ser usada em compras e transferências. O diferencial serão as novas funções que estão em fase de desenvolvimento até o seu lançamento oficial em 2024.
A previsão é que até fevereiro do ano que vem, o BC apresente algumas propostas como o Mínimo Produto Viável (MPV), visto que essa é a forma de indicar algo que ainda não está 100% pronto, mas já tem cara de produto.
A entidade garantiu que, apesar do tempo de espera maior até a inauguração, o projeto está funcionando. Só não é um produto… ainda. A intenção é fazer testes mais completos e aprimorar ainda mais o serviço até que a versão digital da moeda brasileira seja lançada com todas as vantagens possíveis.
A etapa atual reúne projetos de várias instituições, como o Itaú, Santander, Visa e outros. Entre as propostas selecionados, vemos uma do Santander. Ela é para facilitar a compra e venda de um imóvel ou veículo, com transferência de titularidade de propriedade ao mesmo tempo do pagamento.
Outro projeto de destaque é do banco Itaú. É uma ideia que usa o Real Digital em transferências internacionais entre Brasil e Colômbia. A troca pode ser simultânea, ou seja, com mais facilidade de câmbio entre as duas moedas. Todas as inovações devem ser amplamente estudadas até o lançamento do Real Digital em 2024.