scorecardresearch ghost pixel



Buraco misterioso no Chile não para de crescer e corre risco de colapsar, alerta autoridades

Fenômeno começou há um mês. Atualmente o buraco enorme no Chile tem cerca de 200 metros de profundidade e preocupa a segurança do país.



Um buraco enorme localizado no deserto do Atacama, no Chile, está chamando a atenção das autoridades. O risco é de colapso e desabamento. Ainda não se sabe as causas do fenômeno que teria começado há um mês. A princípio, o plano é criar um perímetro de segurança na região para que curiosos não se aproximem e coloquem a vida em risco.

Leia mais: Buraco do Chile: mistério envolve cratera de 300 metros no deserto

A cratera apareceu em uma área que pertence a uma mina produtora de cobre. Inicialmente, em julho deste ano, o buraco tinha 32 metros de diâmetro, mas agora já passa de 50 metros.

Buraco enorme no Chile

Buraco Gigante Chile
Buraco gigante no deserto do Chile não para de crescer e intriga cientistas (Foto: BBC News Brasil)

A situação é acompanhada de perto pelo Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da região do Atacama. A preocupação principal é com a possibilidade de mais rachaduras.

Dessa forma, mesmo sem saber a origem do buraco enorme no Chile, as autoridades de segurança trabalham com a certeza de que há uma tendência de crescimento. Isso justifica as medidas adotadas até agora que se resumem em restringir toda a região até que todos os estudos técnicos sejam concluídos.

A intenção é reduzir os riscos oferecidos às pessoas. Até lá, as operações na mina seguem suspensas e sem qualquer previsão de retomada. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) também acompanha o desenvolvimento do fenômeno. O buraco forma um círculo quase perfeito.

Mesmo sem saber as causas, de acordo com os geólogos, a formação pode ter diferentes causas que vão desde eventos naturais à ação humana. Inclusive, as chuvas fortes de julho podem ter provocado o aparecimento.

As autoridades não descartam que isso também seja fruto dos impactos das atividades de uma mineradora que fica em Tierra Amarilla. A cidade tem cerca de 15 mil habitantes. A preocupação está em manter a segurança de todos os moradores e das demais pessoas que passam pela região com frequência.

O avanço na expansão do buraco enorme no Chile é acompanhado com a ajuda de satélites. A distância até o fundo é de quase 200 metros. A cidade de Tierra Amarilla fica a 665 quilômetros da capital Santiago.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário