scorecardresearch ghost pixel



Charles sobe ao trono do Reino Unido após 70 anos como príncipe

Charles Philip Arthur George passa de príncipe herdeiro da rainha Elizabeth II para rei do Reino Unido aos 73 anos de idade.



Após mais de 70 anos como príncipe herdeiro da rainha Elizabeth II, Charles Philip Arthur George sobe ao trono do Reino Unido e de outros 14 países da Comunidade das Nações.A monarca mais longeva da história britânica faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos de idade.

Leia mais: URGENTE: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos de idade

Charles, seu filho mais velho, passou 73 anos na posição de herdeiro ao trono britânico. Especialistas acreditam que o novo reinado deve servir como um período de transição entre o da mãe e o do filho William, até então duque de Cambridge.

“Mas talvez não seja tão transitório assim. Charles herdou os genes da mãe e do pai e pode muito bem reinar por 20 anos”, poderá Annette Mayer, especialista em monarquia britânica da Universidade de Oxford.

A maior espera da história do Reino Unido criou nele uma espécie de resignação, conta Catherine Mayer, autora da biografia ”Born to Be King”. Segundo a biógrafa, o novo rei costuma dizer que “ser herdeiro do trono não é uma profissão, é uma enrascada”.

Popularidade

Nascido em 1948, o “príncipe profissional” teve uma trajetória bastante televisionada desde a infância, em especial durante o casamento com a princesa Diana. O divórcio, seguido da trágica morte de uma das figuras mais queridas dos britânicos, ajudou a criar a imagem de homem insensível que perdurou por muitos anos.

Em entrevista à BBC em 1995, Diana chegou a sugerir que sutilmente que Charles não teria condições psicológicas de subir ao trono, e que deveria passar o reinado direto para William.

Em 2005, Charles se casou com Camilla Parker Bowles, reforçando a figura negativa para muitas pessoas. Parte da sua popularidade só foi recuperada nos últimos anos, feito atribuído à sua atenção a causas ambientais e sociais.

“Ele melhorou sua imagem desde os tempos difíceis que teve. Charles agora é um homem mais velho e mais sábio, então é mais respeitado. Mas é difícil ser tão respeitado como sua mãe”, afirma Catherine Mayer.

Personalidade

De acordo com os amigos do novo rei, ele tem uma personalidade espirituosa e é um excelente contador de piadas. Ao contrário da imagem distante e robótica que muitas vezes passa, pessoas próximas afirmam que ele tem interesses como mímica e ilusionismo.

Outro gosto um tanto quanto inusitado de Charles é pela dança, apesar de afirmar que suas habilidades não são tão boas. Ainda assim, ele é um homem metódico, que toma sempre o mesmo café da manhã, não almoça e calcula a quantidade de água que precisa beber para não ser interrompido por idas ao banheiro.

Perspectivas

A chegada do monarca ao trono deve, pelo menos no primeiro momento, alimentar um sentimento republicano. “Quando a rainha Vitória morreu, não houve questões sobre a sobrevivência da instituição. Mas haverá muito rapidamente perguntas sobre para onde vai a monarquia agora”, prevê a especialista.

Na agenda de seu reinado está um novo referendo sobre a independência da Escócia, além de predições para integração da Irlanda do Norte à República da Irlanda. Para os especialistas, Charles pode simplificar rituais da monarquia, cortar custos e apostar no multicultural.




Voltar ao topo

Deixe um comentário