Um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros e de pessoas em todo o mundo, sem dúvidas, é a batata. Frita, assada, cozida, em forma de purê, na airfryer ou na frigideira, até mesmo as de pacotinho, tanto faz. As famosas batatas são deliciosas e fazem parte dos alimentos mais consumidos do planeta. No entanto, será que faz mal comer esse legume com frequência? Entenda melhor o assunto agora.
Veja também: 11 alimentos populares que ajudam a prevenir câncer de mama; veja quais são
Comer batata demais faz mal? Descubra agora
Durante muito tempo, a batata foi o tipo de alimento que dividiu opiniões, entre os que a consideram um bom alimento e os que afirmam que não contribui em nada para a saúde. Apesar deste último, temos de salientar que é uma importante fonte de carboidratos, amido, proteínas de qualidade, vitamina B6 e Potássio, por isso, o consumo moderado é solicitado, mas não proibido.
Pesquisas recentes mostram que a batata também possui uma bela fonte de antioxidantes. Essas substâncias combatem a formação de radicais livres e, portanto, previne a degeneração celular, uma das principais causas de câncer.
Além disso, ela possui níveis significativos de vitamina C e ácido clorogênico, que também são importantes para regular a gordura corporal. Devemos também salientar que existem pelo menos 350 tipos de batatas, sendo apenas 14 as que podem ser encontradas no mercado.
Dentre as mais comuns estão a Uvilla, gema de ovo, leoa preta, coelho preto, coelho branco, puña, calvache, chaucha vermelha , Santa Rosa e Reed. No entanto, os nomes são diferentes e podem mudar bastante em cada região.
Confira alguns mitos em relação às batatas
Não pode comer batata todo dia: mentira, o que não se deve fazer é exagerar na quantidade de carboidratos.
Batatas só têm carboidratos: mentira, você viu a quantidade de substâncias que esse alimento possui.
Batata crua ajuda a controlar a febre: isso também é mito.
No entanto, a batata contribui para: controlar o índice glicêmico, melhorar a digestão, dietas sem glúten e muitas outras coisas.