scorecardresearch ghost pixel



Cuidado: pare agora mesmo de reaproveitar o pote de sorvete em casa!

Saiba quais são os riscos para a saúde em reutilizar o pote de sorvete para armazenar alimentos na geladeira ou no freezer.



O hábito de guardar um pote de plástico na geladeira ou no freezer é bastante comum entre os brasileiros. O pote de sorvete está entre as opções mais reutilizadas na cozinha, como recipiente para guardar alimentos ou sobras de refeição. Mas sabia que isso pode ser uma má ideia quando o assunto é segurança alimentar? Entenda a seguir!

Leia mais: Estudo mostra alimento que potencializa o emagrecimento mesmo em dietas calóricas

Por que você não deve reaproveitar o pote de sorvete em casa?

Esta é uma daquelas informações que muita gente preferiria não saber, não é verdade?! Isso porque depois que o sorvete acaba, seu pote ainda possui diversas utilidades na casa, sendo uma delas o armazenamento de alimentos na geladeira. Quando são coloridos, então, a tentação acaba sendo grande.

Mas a verdade é que o pote de sorvete pode ser ser altamente prejudicial à saúde. Isso porque o problema está concentrado na possível liberação de agentes químicos nocivos que podem afetar a alimentação da casa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, afirmou que essa liberação de produtos indesejados não chega a níveis alarmantes. Mas por que então o mais recomendado é não utilizar os potes de sorvete para guardar alimentos?

Motivo para evitar os potes de sorvete para guardar alimentos

O principal motivo para evitar a reutilização do pote de sorvete para guardar comida está no risco de proliferação de bactérias e outros microrganismos. Mesmo sendo feita a devida higienização, o recipiente nunca estará 100% livre de organismos patógenos.

Especialistas recomendam evitar a reutilização de potes de plástico, como os de margarina, por exemplo, pelo mesmo motivo. O uso de garrafas PET também deve ser evitado, pois elas são difíceis de limpar, com lugares estreitos que podem acumular restos de alimentos e contribuir para a proliferação de bactérias.

Sendo assim, o ideal a se fazer é congelar alimentos em potes específicos para isso. Em sua grande maioria, os produtos são atóxicos e feitos de materiais esterilizados. Eles podem ser lavados, desinfetados e utilizados novamente. Tenha atenção com sua saúde!




Voltar ao topo

Deixe um comentário