scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Projeção do PIB 2022 aumenta; Bolsonaro veta saque do vale-alimentação; Auxílio Caminhoneiro volta em setembro; Segurança para o 7 de Setembro é reforçada

Confira as principais notícias que são destaques do dia e fique sempre bem informado com os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo.



O mercado financeiro voltou a elevar as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. Segundo o resultado do Boletim Focus, a projeção para a alta do PIB em 2022 passou de 2,10% para 2,26%. Trata-se da décima elevação no período de um mês.

Leia mais: ESTE é o total de novas famílias que vão ingressar no Auxílio Brasil em SETEMBRO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a possibilidade de saque dos saldos não utilizados do vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR) pelos trabalhadores após 60 dias. A mudança estava prevista na Medida Provisória 1.208, enviada ao Congresso.

Confira a seguir estes e outros destaques do dia e mantenha-se sempre bem informado com as últimas notícias!

Retorno do Auxílio Caminhoneiro em setembro

O governo federal retorna em setembro com os pagamentos do Auxílio Caminhoneiro. O pagamentos acontecem nesta terça-feira, 6 de setembro, para os profissionais que regularizaram o cadastro até o dia 29 de agosto. O grupo também receberá duas parcelas, no total de R$ 2 mil.

Já as próximas rodadas do benefício estarão disponíveis nos dias 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro, totalizando 6 parcelas no valor de R$ 1 mil. Confira a seguir o calendário completo:

Para para cadastramento Data do pagamento
22 de julho 9 de agosto – 1ª e 2ª parcelas
15 a 29 de agosto 6 de setembro – 1ª e 2ª parcelas
11 de setembro 24 de setembro – 3ª parcela
9 de outubro 22 de outubro – 4ª parcela
13 de novembro 26 de novembro – 5ª parcela
4 de dezembro 17 de dezembro – 6ª parcela

O pagamento do benefício acontece via poupança social digital, com movimentação pelo Caixa Tem. Por lá, o motorista consegue realizar transações digitais, como pagar boletos, fazer compras online, recarregar o celular e mais.

Feriado de 7 de Setembro ganha segurança reforçada

Diante das tensões marcadas pela campanha eleitoral, as principais capitais do Brasil estão se organizando para para reforçar as estruturas de segurança para os desfiles e manifestações políticas do dia 7 de setembro.

Os governos do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo já se mobilizam para o dia da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. No caso do DF, um forte esquema de segurança busca evitar conflitos nas manifestações convocadas pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro veta o saque do vale-alimentação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o direito de saque dos recursos não utilizados do vale-alimentação e vale-refeição após 60 dias pelo trabalhador. Em sua justificativa, o governo alegou que isso desvirtuaria a finalidade do benefício, que poderia ser usado para o pagamento de mensalidade da academia, serviços de streaming e de TV à cabo.

Veja o trecho que mostra a decisão a seguir:

“Ressalta-se que a possibilidade de saque dos valores de auxílio-alimentação poderia induzir o pagamento desse benefício como valor de composição salarial, percebidos como parcela remuneratória indistinta, desvinculada do seu propósito alimentar e sobre a qual incidiria tributação, a exemplo da dedução do lucro para fins de apuração do imposto sobre a renda da pessoa jurídica”, afirmou o governo.

Por outro lado, o trabalhador poderá trocar a bandeira do cartão, como forma de portabilidade gratuita entre os planos do VA e VR, além de utilizar os benefícios em qualquer estabelecimento que os aceite, independentemente da bandeira. As medidas deverão entrar em vigor a partir do dia 1º de maio, caso a MP seja sancionada.

PIB 2022 sobe em nova projeção do Focus

Depois do desempenho positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, com aumento de 1,2%, um novo relatório feito pelo Boletim Focus elevou o índice de crescimento do país.

A projeção do PIB para este ano passou de 2,10% para 2,26%. Esta é a décima alta consecutiva, frente aos 1,98% há cerca de um mês. Para 2023, a estimativa passou de 0,37% para 0,47%  – até então, o percentual estimado era de 0,40% em um mês.

O relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 5, mostrou ainda a manutenção na projeção do crescimento do PIB para 2024, na faixa dos 1,80%. Para 2025, o percentual permaneceu inalterado, em 2,00%.




Voltar ao topo

Deixe um comentário