scorecardresearch ghost pixel



Até no iFood: 4 formas criativas de usar o Vale Alimentação além do supermercado

Conheça quatro formas inusitadas de usar o seu Vale Alimentação, desde doação até jardinagem. Aproveite de maneiras criativas e sustentáveis.



No Brasil, o Vale Alimentação é um benefício concedido por muitas empresas aos seus funcionários, que permite comprar alimentos em estabelecimentos credenciados. Diante disso, ele é regulado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que é uma lei federal.

Veja também: Se o calor não der trégua, 6 dicas simples podem amenizar o problema

Além disso, a lei do Vale Alimentação mudou em 2022 e agora permite que os trabalhadores escolham a operadora do seu cartão e que recebam o mesmo valor que os outros funcionários da mesma empresa. Essas mudanças entraram em vigor em 2023 e as empresas tiveram até 1º de maio de 2024 para se adaptar.

Vale Alimentação x Vale Refeição

Surpreendentemente, o Vale Alimentação é diferente do Vale Refeição, que é um benefício para pagar refeições fora de casa, como em restaurantes ou lanchonetes. Os dois benefícios têm objetivos diferentes e podem ser combinados para atender às necessidades dos trabalhadores.

4 dicas para usar o Vale Alimentação

Mas você sabia que existem outras formas de usar o seu Vale Alimentação, além das tradicionais idas ao supermercado? Isso mesmo! Confira a seguir quatro maneiras curiosas e criativas de aproveitar o seu benefício.

1. Doar em Instituições de Caridade

É possível doar o seu Vale Alimentação para instituições de caridade ou bancos de alimentos. Sobretudo porque muitas dessas organizações aceitam esse tipo de doação e utilizam os recursos para fornecer alimentos para pessoas necessitadas, como moradores de rua, famílias carentes, crianças e idosos. Assim, você pode contribuir para uma causa social e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

2. Uso em Feiras Orgânicas e na Agricultura Familiar

Já outra forma de usar o seu Vale Alimentação é frequentar as feiras de produtores locais, que aceitam o benefício como forma de pagamento. Nessas feiras, você pode encontrar uma variedade de alimentos frescos, orgânicos e sazonais, diretamente dos agricultores, sem intermediários.

Além de garantir uma alimentação mais saudável e saborosa, você também apoia a economia local e incentiva a agricultura familiar e sustentável.

3. Uso em aplicativos de delivery

Enquanto isso, uma terceira maneira de usar o seu Vale Alimentação é pedir comida pelo aplicativo delivery, como o iFood, por exemplo. Sobretudo, com esse serviço, você pode escolher entre diversos restaurantes, lanchonetes e padarias, que entregam os alimentos na sua casa ou no seu trabalho.

Isso é especialmente útil para aqueles que têm pouco tempo para cozinhar ou que desejam experimentar novos pratos nutritivos. Ou seja, você pode aproveitar o seu benefício para pedir desde uma pizza até um sushi, passando por uma salada ou um sanduíche.

4. Para adquirir sementes e mudas

Por fim, uma forma inusitada de usar o seu Vale Alimentação é comprar sementes e mudas com o benefício. Se você tem interesse em cultivar seus próprios alimentos em casa, seja em um jardim, em uma horta ou em uma varanda.

Portanto, é possível usar o seu benefício para comprar sementes, mudas e insumos para jardinagem. Assim, você pode ter acesso a alimentos frescos, orgânicos e livres de agrotóxicos, além de se divertir com a atividade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário