Infelizmente muitas pessoas deixam de se preocupar com as escolhas alimentares, deixando de consumir produtos que tenham a quantidade de nutrientes necessária.
Apesar disso, outros fatores devem ser observados, como a oferta de certos cereais no país, resultando na falta de certas vitaminas e minerais. A partir desse entendimento é possível agir de forma que se possa equilibrar o máximo possível as refeições.
Veja também: Estudo mostra alimento que potencializa o emagrecimento mesmo em dietas calóricas
A falta de magnésio para os brasileiros
No Brasil o hábito de comer sementes não é generalizado, mas a falta de fibras essenciais causa desequilíbrios perigosos ao metabolismo. Comer linhaça e aveia ajuda a repor parte desse mineral que controla mais de 300 funções biológicas do organismo. Dessa forma, procure adequar sua dieta, ingerindo esses itens no lanche da tarde e fazendo preparos rápidos no dia a dia.
Um corpo bem nutrido não inflama
O magnésio ajuda a garantir o bom funcionamento do sistema cardiovascular e controlar os níveis de açúcar no sangue.
Com isso, evita quadros inflamatórios que levam a um ciclo vicioso de maus hábitos e doenças crônicas, além de prejudicar o controle do peso. Ao estimular a circulação, alivia dores musculares e associado ao potássio, promove rápida recuperação e mais energia nos treinos.
Observe os sinais do seu organismo
Os sintomas que refletem a falta de magnésio precisam ser observados com atenção, principalmente em quem já possui condições clínicas.
Em geral, o desânimo são os primeiros sinais a aparecer, seguido da associação de outros fatores. Apesar de existir suplementação oferecida como aditivo alimentar, doses a mais da substância também geram prejuízos ao fígado, então prefira consultar um especialista na área médica.
Ao sentir algum dos sintomas a seguir, procure corrigir a sua alimentação e procurar um médico.
- Fraqueza
- Pressão alta
- Cansaço
- Depressão
- Dormência e formigamento
- Irritabilidade