scorecardresearch ghost pixel



Entenda por que você não deve lavar o frango cru antes de prepará-lo

Algumas práticas culinárias são inadequadas porque apresentam riscos alimentares graves e devem ser revisadas pelas pessoas.



Sinônimo de higiene, ao lavar uma proteína animal, corre-se o risco de potencializar a proliferação de bactérias. Dessa forma, para garantir a segurança alimentar, o ideal é que não se lave esses insumos. Essa discussão tem tomado conta da internet e vem gerando dúvidas, porque ainda há quem defenda esse tipo de higienização, com medo de ficar doente. 

Veja também: Descubra qual é o truque para fazer um frango frito crocante perfeito

Hábitos de limpeza

A pandemia fez com que as pessoas redobrassem a atenção com a limpeza dos alimentos adquiridos nos supermercados. As peças do açougue nunca representaram tanta preocupação, pelo potencial de contaminação. Contudo, ao lavar o frango, os riscos aumentam e possíveis bactérias podem se proliferar rapidamente ao entrar em contato com as mãos.

Opinião dos especialistas 

De acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC’s), os frangos crus às vezes são comercializados com salmonella e clostridium perfringens. Essas bactérias causam danos ao organismo humano, provocando viroses e outros tipos de infecção. Infelizmente, algumas culturas negligenciam essa possibilidade, consumindo proteínas fora do ponto. 

Frango mal passado 

Diferente da carne bovina, as carnes suína e de frango têm um potencial ainda maior de reunir microorganismos. Redobrar a atenção quanto a sua procedência ajuda a evitar certos perigos, mas o preparo é fundamental. O cozimento correto é imprescindível, além do uso de utensílios devidamente higienizados, para criar pratos saudáveis sem comprometer o sistema digestório.

A intoxicação alimentar pode evoluir para casos graves, mostrando-se agressiva em quem não tem boa imunidade. Reduza esses riscos escolhendo com atenção o local onde você adquire o frango, as formas de preparo e evite a todo custo, lavar a proteína animal, ainda que encontre informações contrárias no senso comum.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário