scorecardresearch ghost pixel



ESTES aposentados devem fazer a prova de vida até outubro ou vão perder o benefício

Prazo para realização de procedimento obrigatório para aposentados e pensionistas do INSS termina no dia 31 de outubro.



O governo anunciou no início deste ano que a prova de vida para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022. Entretanto, um grupo específico de brasileiros não está isento do processo.

Leia mais: Aposentados do INSS recebem R$ 1,73 bilhão em atrasados; veja como consultar

O TCU (Tribunal de Contas da União) anunciou que a comprovação continua obrigatória para seus aposentados e pensionistas e que ela deve ser feita entre os dias 1º e 31 de outubro de 2022. Neste caso, o exame segue sendo uma exigência legal para a continuidade dos pagamentos de benefícios previdenciários.

Como fazer a prova de vida?

A boa notícia é que o processo pode ser feito pela internet, no aplicativo gov.br, sem que o segurado tenha que comparecer presencialmente ao TCU. O serviço digital está disponível para quem tem a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O beneficiário ainda tem a opção de enviar um documento comprobatório de vida via Correios para realizar a comprovação à distância. A terceira opção é comparecer à sede do TCU, em Brasília, ou a uma das secretarias do órgão nos estados.

Comprovação digital

Quem escolher o método digital precisa primeiramente criar uma conta no aplicativo gov.br (disponível para Android e iOS). Depois é só fazer o login com as credenciais, acessar o menu “Serviços”, em seguida “Prova de vida” e selecionar a opção “Prova de vida pendente”.

A confirmação é feita via reconhecimento facial, por meio das bases de dados do Denatran e da Justiça Eleitoral.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário