scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: Divulgada data de consulta do ÚLTIMO lote de restituição

Caso identifique alguma pendência na declaração, contribuinte poderá retificá-la e corrigir as informações. Veja como.



A Receita Federal vai realizar neste mês a restituição de mais um lote do Imposto de Renda 2022. Recentemente, o quarto lote foi pago no dia 31 de agosto. Com isso, resta agora o quinto e último lote, a ser pago no dia 30 de setembro. Conheça os detalhes abaixo!

Leia mais: REVELADO possível valor do AUXÍLIO BRASIL 2023; saiba qual é

Como consultar a restituição do IR 2022?

Para saber se vai entrar na lista de restituições, a receita vai liberar aos contribuintes a consulta ao quinto lote no dia 23 de setembro.

Será preciso acessar a página da Receita na Internet e, em seguida, clicar em “Imposto de Renda”. Depois, basta ir em “Consultar a Restituição”. O ponto positivo é que a própria plataforma traz orientações a respeito do serviço, sem complicações.

Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificá-la, na correção das informações que estão erradas por consequência. Para facilitar a consulta, a Receita também disponibiliza seu aplicativo para celulares e tablets.

Como é feito o pagamento da restituição do IR?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não tenha sido realizado, como por exemplo, se a conta tiver sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. O contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.

Não está no último lote? Veja o que fazer

O contribuinte que não estiver no último lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda certamente pode ter caído na malha fina.

Neste caso, a recomendação é acessar o site da Receita e, caso a declaração não tiver liberada, será preciso retificá-la. A declaração é retida pela Receita caso tenha sido preenchida erroneamente ou possui irregularidades.




Voltar ao topo

Deixe um comentário