Pesquisadores australianos da Universidade de New South Wales encontraram resultados interessantes em uma pesquisa sobre o consumo de cerveja pelas pessoas. No caso, em indivíduos com mais de 60 anos, o líquido ajuda a proteger contra demência. Essa doença do sistema nervoso central se caracteriza pela redução progressiva das capacidades cognitivas e mentais de uma pessoa.
Veja também: Descubra o país que mais consome cerveja no mundo e o ranking geral
Pesquisa aponta cerveja como prevenção de demência?
Calma, não é possível exagerar no entendimento do conteúdo da pesquisa. Os cientistas publicaram um artigo na revista especializada Addiction. Eles usaram a análise de um banco de dados com informações de 25 mil pessoas que participaram de 15 estudos em vários continentes.
Com base nas informações de cada paciente, foi possível perceber que a incidência de demência foi 38% menor em pessoas que bebiam cerveja moderadamente. Isso se aplica apenas nos que permaneceram consumindo a bebida de forma moderada e não é possível verificar em casos em que a pessoa parou o consumo.
Outra equipe de pesquisadores, já havia publicado um estudo no jornal científico British Medical Journal, observando efeito semelhante em indivíduos que tomavam vinho. Neste caso, a incidência de demência foi 47% menor em quem tomava a bebida regularmente em doses muito pequenas.
Ambos as pesquisas também apontam que o consumo exagerado faz o risco de doenças mentais aumentar consideravelmente.
Outros benefícios do consumo moderado de cerveja
1 – Tomar cerveja ajuda a reduzir o estresse
Depois de uns goles de cerveja, qualquer pessoa se sente mais relaxada por conta do efeito do álcool no organismo. No entanto, essa circunstância não serve para burlar problemas e fugir de suas responsabilidades. O objetivo aqui é apenas ter um momento relax na sua semana.
2 – Ajuda a expelir cálculo renal
A cerveja é uma bebida com alto poder diurético, pois inibe a ação de substâncias que controlam a urina. É por isso que você vai ao banheiro frequentemente sempre que toma cerveja. Isso ajuda a eliminar cálculo renal.
3 – Há propriedades anti-inflamatórias
O lúpulo que está presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas. Ainda que mais de 90% da bebida seja composta por água, o lúpulo está ali e oferece ações protetivas para seu organismo.
4 – Reduz problemas coronarianos
Pesquisas recentes mostram que pessoas que bebem quantidades pequenas de cerveja ao longo dos meses apresentam menor chance de infartar do que as outras. O excesso de álcool, por outro lado, produz o efeito contrário.
5 – Diminui risco de câncer
A cerveja possui antioxidantes poderosos que ajudam no combate ao aparecimento de câncer. Isso só pode ser observado em quantidades pequenas da bebida, já que o excesso também pode resultar no efeito oposto.
Lembre-se de que a quantidade moderada de cerveja diz respeito a algo em torno de 3 a 6 latinhas por semana. Essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa, segundo a ciência. Tome cuidado para não exagerar.