scorecardresearch ghost pixel



Olha a multa! Veja 3 infrações comuns que você comete e nem imagina

Algumas infrações são tão comuns que muitos motoristas até ignoram, mas é preciso atenção, pois elas podem render pontos na carteira que podem prejudicar.



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define tudo aquilo que o motorista pode e não pode fazer no trânsito. Algumas infrações são tão comuns que tem gente que sequer sabe que está cometendo um erro que pode render pontos na carteira ou até resultar em uma multa que levará embora algum dinheiro. Confira algumas delas.

Leia mais: Novo Código de Trânsito: qual o limite de pontos na CNH em 2022?

Antes de tudo, é importante ter em mente que a liberação para conduzir um veículo no Brasil depende da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento deve estar em dia. Em outras palavras, no prazo de validade. Alguns motoristas deixam de checar o prazo final de renovação e podem descobrir só quando são parados em fiscalização.

Pontos na carteira

Para evitar que isso aconteça, lembre-se sempre de checar o documento. Para facilitar, vale a pena baixar a Carteira Digital de Trânsito para ter a informação disponível a qualquer momento e de uma forma ainda mais rápida.

Todas as normas buscam trazer mais segurança para os pedestres e condutores. As punições – por meio de multas e até a perda do direito de dirigir – reforçam a importância dos cuidados que devem ser sempre praticados por todos.

Quando o motorista comete alguma infração no trânsito e é pego, ele recebe pontos na carteira. A regra atual divide as infrações da seguinte forma:

  • Leve: 3 pontos;
  • Média: 4 pontos;
  • Grave: 5 pontos;
  • Gravíssima: 7 pontos.

Os pontos ficam na carteira pelo período de um ano. Veja agora alguns exemplos de transgressões que muitos condutores desconhecem, mas que podem entrar nesse somatório e causar transtornos para quem depende da CNH.

Você sabia que molhar os pedestres é uma infração média? Ao menos é o que aponta o Código de Trânsito Brasileiro. Além dos quatro pontinhos na carteira, o motorista pode ter que pagar uma multa de R$ 130,16.

Outra infração que muita gente comete e nem se dá conta é dirigir com o braço para fora do carro. Ela é média e também rende uns bons quatro pontos na carteira mais uma multa.

Agora essa dica vale para quem adora buzinar! O uso inadequado, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é uma falta leve que pode gerar penalidade de multa para o condutor e três pontos na carteira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário