Você certamente já notou que o seu celular possui um modo de uso muito popular, mas pouco explorado, chamado de “modo avião”. Nele, não é possível efetuar chamadas, usar a internet ou se conectar com outras pessoas e com aplicativos de interação. Na prática, o celular fica com funcionamento bem limitado, mas por que isso acontece afinal de contas?
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Para que serve o modo avião do celular?
Essa é uma pergunta que parece óbvia de ser feita, mas durante anos as pessoas simplesmente a ignoraram. Se você tem essa dúvida, a resposta foi dada pelo site The Conversation e veio do professor e chefe da aviação, Doug Drury.
Como ele explica no artigo, a tecnologia já percorreu um longo caminho. Em suma, as comunicações de navegação e aviação dependem de serviços de rádio, que foram coordenados para minimizar a interferência desde a década de 1920.
Pesquisas mostraram que dispositivos eletrônicos podem emitir um sinal dentro da mesma faixa de frequência dos sistemas de comunicação e navegação da aeronave, criando o que é conhecido como interferência eletromagnética. Por isso foi criado o modo avião, impedindo que o celular receba e emita sinais.
O que mudou então?
No entanto, algo mudou no ano de 1992, quando a US Federal Aviation Authority e a Boeing, em estudo independente, investigaram o uso de dispositivos eletrônicos na interferência de aeronaves e não encontraram problemas nas fases críticas, ou seja, nas decolagens e pousos. Ao mesmo tempo, foram criadas larguras de banda de frequência reservadas para diferentes usos, como telefones celulares e navegação e comunicações de aeronaves. O modo avião começou a ser reavaliado, portanto.
No entanto, o sinal móvel permanece inalterado (e desligado) em um voo, o motivo? Como Drury aponta, um dos problemas está em algo que podemos não esperar: interferência no solo. Sim, as redes sem fio são conectadas por uma série de torres, e as redes podem ficar sobrecarregadas se os passageiros que voam sobre essas redes terrestres usarem seus telefones.
A mudança para o 5G, embora útil no “terreno”, criou novas preocupações em voo, principalmente porque acredita-se que o espectro de largura de banda da rede sem fio 5G seja notavelmente próximo ao espectro de largura de banda de aviação reservado, o que pode causar interferência com sistemas de navegação próximos a aeroportos que auxiliar no pouso da aeronave.