scorecardresearch ghost pixel



Quem pode renegociar dívidas do Fies? Conheça condições e descontos

Estudante que deixou de pagar dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem oportunidade para se regularizar.



Cerca de 1,2 milhões de estudantes que financiaram seus estudos por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) estão com dívidas atrasadas, segundo a Caixa Econômica Federal. O número equivale a 66% dos contratantes da modalidade.

Leia mais: Consulta de R$ 24,6 bilhões ‘esquecidos’ está disponível no aplicativo do FGTS

A boa notícia para parte desses brasileiros é que o governo federal está realizando um grande programa para renegociação de dívidas. O prazo está aberto desde o dia 1º de setembro e segue até 31 de dezembro deste ano.

De acordo com as regras, podem ser renegociados débitos gerados por alunos que contrataram o Fies até 2017. A novidade também vale para quem não está com pagamento atrasado, mas quer adiantar as parcelas para quitar o financiamento.

Condições

Os descontos, prazos e condições variam de acordo com o tempo de atraso no pagamento. Confira as opções:

Não tem parcelas atrasadas

Desconto de 12% paga quitar à vista. A oferta só é válida se o estudante quiser pagar todo o saldo remanescente do financiamento.

Entre 90 e 360 dias de atraso

Quem tem débitos atrasados há mais de 90 dias pode pagar o total à vista, com desconto de 12% no montante principal, incluindo juros e taxas. Outra opção é parcelar o valor até 150 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$ 200.

Entre 1 e 5 anos de atraso

No caso de quem está devendo o Fies há mais de 360 dias, o governo oferece desconto de 92% do valor total da dívida para pagamento à vista. Essa alternativa é válida para quem recebeu o Auxílio Emergencial e/ou tem inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico).

Mais 5 anos de atraso

O estudante que recebeu o Auxílio Emergencial e/ou está inscrito no CadÚnico também pode parcelar dívidas com mais de cinco anos. Neste caso, o desconto chega a 99% no valor total para pagamento à vista.

Como renegociar?

A renegociação de débitos do Fies está disponível de forma digital, nos aplicativos dos agentes financeiros Caixa e Banco do Brasil. As ferramentas estão disponíveis para download nas lojas de apps Google Play e App Store.




Voltar ao topo

Deixe um comentário