Trabalhadores que atuam com carteira assinada e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contam com um benefício muito importante: o 13º salário. Em geral, o benefício é pago em duas parcelas, sendo a primeira até o fim de novembro e a segunda até 20 de dezembro.
Leia mais: Correios passam a exigir CPF do remetente a partir de 1º de setembro
Existe uma opção para quem não quer ou não pode esperar até o fim do ano para sacar o abono. Conheça detalhes sobre a linha de crédito da Caixa Econômica Federal para antecipação do 13º salário.
Antecipação do 13º salário
O produto está disponível para quem está empregado há pelo menos 12 meses, é correntista da instituição e tem uma conta com crédito salário no banco. O aposentado ou pensionista interessado deve receber o benefício pela Caixa.
Vale lembrar que o 13º dos segurados do INSS foi antecipado pelo próprio governo federal em 2022, o que significa que eles já receberam as duas parcelas do benefício.
Por ser semelhante a um empréstimo, a operação gera cobrança de juros pré-fixados e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O contratante pode antecipar entre R$ 500 e R$ 20 mil, de acordo com o valor do seu abono.
O vencimento é na data do crédito da parcela antecipada, até o limite de 330 dias. Ou seja, quando o pagamento é feito quando o abono cai na conta.
Como solicitar?
Para antecipar o 13º salário, o cliente pode acessar o aplicativo da Caixa ou comparecer a uma das agências do banco. É importante sempre concluir a contratação pelos canais oficiais da instituição para evitar golpes e fraudes.
A Caixa informa que não envia mensagem no e-mail, Whatsapp ou SMS com link sem a solicitação do cliente; nem manda empregado/motoboy para a casa do usuário para retirar o cartão. O banco também não solicita transferência ou qualquer tipo de pagamento em nome de terceiros.