scorecardresearch ghost pixel



Correios passam a exigir CPF do remetente a partir de 1º de setembro

CPF do remetente deve melhorar a rastreabilidade das encomendas. Os Correios garantem que os dados serão protegidos conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).



Para ampliar a segurança das entregas e melhorar a rastreabilidade, as encomendas enviadas pelos Correios passarão a ter o CPF do remetente. A mudança começa a valer nesta quinta-feira, 1 de setembro. Se a informação não for fornecida, a encomenda não será postada. Saiba mais.

Leia mais: Siga o passo a passo e descubra se o seu cartão do Auxílio Brasil está nos Correios

Além do CPF, os remetentes podem indicar também o CNPJ ou o número de passaporte, no caso de estrangeiros. Quem desejar facilitar o preenchimento das informações, basta incluir os dados nos sistemas de pré-postagem.

CPF do remetente

De acordo com os Correios, os dados dos remetentes estarão sob sigilo, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, tais informações não ficarão nas etiquetas, mas no sistema de atendimento dos Correios. O CPF do remetente deverá constar em todas as encomendas, à vista ou a faturar.

Outro detalhe é que nos lockers e também nos pontos Clique e Retire, além das informações completas sobre o remetente, agora também será preciso indicar as informações do destinatário. São elas:

  • CPF, CNPJ ou passaporte;
  • número do telefone celular ou e-mail.

De acordo com os Correios, a obrigatoriedade de cumprir a legislação tributária é de responsabilidade de quem envia as encomendas. Os envios internacionais, por exemplo, já exigem esse tipo de informação, pois é o que determina a regulação aduaneira. De acordo com o anúncio, a novidade deve aprimorar o sistema de postagens.

Com a indicação do CPF do remetente, a expectativa é facilitar o acesso aos serviços de rastreamento em lote e lockers, tendo em vista que a retirada das encomendas será mais fácil com todas as informações unificadas.

Dessa forma, a partir da mudança que começa a valer no início de setembro, os Correios podem se recusar a pegar alguma coisa, caso a pessoa negue o fornecimento dos dados. Eles estarão amparados pela nova regra anunciada e com validade em território nacional.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário