A Xiaomi é uma marca que se popularizou entre os brasileiros pelo excelente custo benefício em diversas linhas. Os smartphones da empresa usam o sistema Android e costumam ter menos barreiras de proteção quando comparado com o iOS. Dessa forma, exige que os usuários tenham cuidado ao realizar downloads na loja de apps, porque invasores deixam rastros nas plataformas.
Veja também: WhatsApp pretende mudar a formação dos grupos no aplicativo
Medidas de segurança
Ao baixar um aplicativo, nem todos observam a política de uso dos recursos, assumindo certo risco. Sendo assim, esquecem de ler quais tipos de concessões a ferramenta pede para funcionar. Por exemplo, uma aplicação pode solicitar o acesso a sua galeria, mensagens e outros arquivos, mas se não esclarecer adequadamente o objetivo da coleta dessas informações, fere a privacidade das pessoas.
Alerta: WhatsApp Plus
O WhatsApp Plus é um desses aplicativos que levantaram suspeitas ao aproveitar falhas de segurança do sistema Android. Apesar de estar disponível, basta conferir a lista de requisitos de seguridade do Google para perceber a inadequação à gestão de informações. Se você tem o app instalado, desinstale do smartphone o mais rápido possível, buscando evitar prejuízos.
Problemas envolvendo Xiaomi
Dependendo da marca, a operação do Android pode ser mais ou menos flexível quanto a entrada de novos desenvolvedores. Ao mencionar o Xiaomi, isso não exclui que outros dispositivos deixem de correr risco. Caso tenham acesso a esse mecanismo, não instalem na tentativa de recorrer a alternativas de redes sociais invalidadas e orientadas aos ataques virtuais.
Popular entre os jovens, o WhatsApp Plus é uma versão do WhatsApp que não é oficial, mas atrai um público diverso ao oferecer interface personalizada. No perfil, o usuário consegue mudar a cor das configurações e o código pode ser mudado, tornando a página ainda mais personalizável. Ainda sim, proteja seus dados e antes de baixar qualquer aplicativo, observe sua procedência.