Chegar à melhor idade com saúde é o melhor jeito de aproveitar todos os benefícios dessa época da vida. No Brasil, os idosos com mais de 65 anos têm uma série direitos garantidos, embora alguns deles sejam pouco conhecidos.
Leia mais: CadÚnico pode pagar 15 benefícios do governo; veja relação
As garantias estão previstas no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) e outras legislações. Se você tem essa idade ou conhece alguém que já chegou lá, veja sete benefícios importantes.
Medicamentos
Os idosos têm direito a receber medicamentos para reabilitação e recuperação de sua saúde de forma totalmente gratuita. A distribuição é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange principalmente os remédios de uso contínuo.
INSS
Quem contribuiu com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem assegurado seu direito a benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílios e pensão. Caso o cidadão seja de baixa renda, tenha mais de 65 anos e não tenha contribuído, pode solicitar o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Isenção do IR
Idosos com rendimentos de até R$ 24.751,74 no ano são isentos do Imposto de Renda, desde que os recursos sejam provenientes de aposentadoria, pensão, reforma ou reserva remunerada.
Transporte público
A passagem no transporte público é gratuita para idosos mediante apresentação de um documento de identificação oficial com foto. Para viagens em ônibus interestaduais, há um limite de passagens gratuitas por veículo.
Atendimento preferencial
Esse direito é um pouco mais conhecido dos brasileiros, mas não deixa de ser importante. O atendimento em bancos, caixas eletrônicos e demais estabelecimentos é preferencial para pessoas com mais de 65 anos.
Estacionamento e descontos
Um total de 5% das vagas disponíveis em estacionamentos deve ser reservado para idosos. Já nos eventos culturais, como teatros e shows, o ingresso deve ser vendido com 50% de desconto.