Não é nada agradável consumir frutos que passaram do ponto, além de apresentar certos riscos para a saúde. Contudo, não deixe de adquirir produtos naturais, principalmente o abacate que concentra vitaminas A, B, D e E. Entre os benefícios desse insumo, também devem ser ressaltadas as gorduras boas, responsáveis pelo rápido amadurecimento da polpa.
Veja também: Afinal, consumir frutas cortadas vendidas em supermercado pode fazer mal?
Erros ao manipular alimentos
Apesar dos vegetais compartilharem características em comum, a forma de manipulação de algumas culturas muda bastante. Determinados bens alimentícios não devem ser refrigerados enquanto estão amadurecendo, enquanto outros precisam de refrigeração. No caso do abacate, só deixe-o na geladeira se for observado um amolecimento da casca.
Dicas para aumentar o prazo de validade do seu abacate
Use o jornal
Embrulhe o abacate em uma folha de jornal e deixe na sombra de um dia para o outro, tentando mantê-lo seguro. Se você quiser acelerar o amadurecimento ao mesmo tempo em que evita manchas, reserve o conteúdo sob luz solar indireta. Antes de realizar esse processo, verifique se não há nenhuma fissura na superfície, evitando contaminações.
Consuma imediatamente
Algumas promoções de frutas são tentadoras e a chance de comprar uma quantidade a mais é real. Nesses momentos, reflita sobre desperdício e só adquira aquilo que será utilizado.
Acrescente limão
O limão tem efeito antioxidante e ajuda a reduzir aquelas manchas marrom e ainda preservar o sabor natural do abacate. Corte ao meio e adicione algumas gotas, mantendo as fatias em um recipiente fechado. Se a fruta for consumida no mesmo dia, reserve a porção em cubos.
Receitas
Procure fazer receitas diversificadas e pesquise pratos típicos e rápidos como guacamole, pastas e sobremesas. Use de forma consciente os ingredientes, fazendo refeições saborosas e nutritivas. Culturalmente, os brasileiros gostam de associar o avocado a doces, mas a culinária de cardápios quentes é ainda mais ampla e saudável.