scorecardresearch ghost pixel



3 benefícios do governo federal que pouca gente conhece

Programas voltados para o público de baixa renda concedem benefícios para diferentes fins. Conheça alguns deles.



A maior parte dos brasileiros conhece o Auxílio Brasil, maior benefício social governo federal que tem cerca de 21 milhões de atendidos atualmente. Mas esse não é o único programa voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, apenas o principal.

Leia mais: CadÚnico: veja como atualizar pela internet para não perder o Auxílio Brasil

Existe uma série de iniciativas federais que podem atender estudantes, crianças e cidadãos em geral em suas mais diversas necessidades. A maioria delas é de responsabilidade do Ministério da Cidadania.

Quem deseja receber benefícios do governo precisa comprovar que tem dificuldades financeiras para manter o seu sustento e o de sua família. Para isso, deve se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do país.

Depois de completar o registro no CadÚnico, o cidadão está apto a receber os benefícios. Abaixo, veja três exemplos de programas menos populares oferecidos pelo governo federal.

1. ProJovem

O ProJovem faz parte da política de educação de jovens e adultos com idade entre 18 e 29 anos, residentes em áreas urbanas. Seu objetivo é promover sua reintegração ao processo educacional e aumentar sua escolaridade, oferecendo qualificação profissional e ajuda de custo.

O programa dá acesso a cursos profissionalizantes e aulas de informática, junto com um auxílio de R$ 100 por mês. A formação tem duração de 18 meses.

2. Brasil Carinhoso

O segundo benefício é o Brasil Carinhoso, votado para crianças de 0 a 48 meses de idade. A ação promove transferência de recursos financeiros para que os responsáveis possam garantir cuidado integral e segurança alimentar e nutricional, além de assegurar a permanência do pequeno na educação infantil.

Telefone Popular

O terceiro programa é o Telefone Popular, que tem como intuito permitir que famílias de baixa renda tenha acesso a telefones fixos em suas residências pagando valores especiais. A assinatura mensal custa cerca de R$ 15 e concede 90 minutos para chamadas locais para outros telefones fixos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário