scorecardresearch ghost pixel



Eleições: crianças podem entrar na cabine de votação com os pais? Entenda o que diz a lei

Confira o que a lei diz a respeito da possibilidade de levar o filho junto para votar no dia 2 de outubro de 2022. Entenda se isso é permitido ou não.



As eleições 2022 estão quase aí e é hora de decidir quem será o novo presidente brasileiro. Além disso, os eleitores poderão votar em deputados, senadores e governadores estaduais. Muitas dúvidas podem surgir neste momento, sendo que uma delas é se pode levar crianças com os pais para votar na zona eleitoral marcada.

Veja também: Eleições 2022: “cola” no dia da votação é permitida?

Lembre-se que estamos pensando em crianças, ou seja, são pessoas com menos de 12 anos completos. No entanto, esse quesito pode ser aplicado até adolescentes com 15 anos, os quais ainda não têm a possibilidade de votar. Será que dá para levar os filhos juntos no dia da eleição?

Pais podem levar seus filhos na hora de votar?

Primeiramente, vale lembrar que os cidadãos que podem votar são aqueles que têm mais de 70 anos ou entre 16 e 18 anos de idade. Todos os adultos com idade entre 18 e 70 anos são obrigados a votar, com risco de sofrer multas e outras penalizações.

Para entender se crianças podem acompanhar os pais na hora de votar, é preciso recorrer ao que diz a lei brasileira.

O que fala a lei a respeito deste assunto?

Em resumo, quem decide se a criança pode ou não acompanhar os pais na hora de votar é o mesário e os demais encarregados pela zona eleitoral. Sendo assim, você deve tirar suas dúvidas no momento em que estiver na sala necessário para realizar seu voto.

Contudo, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidiu que crianças de colo podem acompanhar os pais em todo o processo de votação, caso não tenham com quem deixar seus filhos. As crianças maiores e que não precisam ficar no colo dos adultos ou que não tenham necessidades especiais devem aguardar em uma das cadeiras de espera dentro da sala de votação.

Antes de votar, tire suas dúvidas no local cadastrado para exercer seu direito de democracia no Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário