scorecardresearch ghost pixel



Alô, usuário: programa do governo para ampliar cobertura de internet é criado

Pelo programa, empresas vão passar a apresentar índices adequados de qualidade de internet, reduzindo as desigualdades regionais. Confira!



Nessa semana, o Governo Federal lançou o programa ConectaBr, que servirá para verificar a qualidade da internet nos dispositivos móveis em todo o país, com diretrizes para aumentar a cobertura, além de elevar a qualidade do serviço em celulares em todo o território nacional.

Leia mais: Em disputa: quem oferece a internet mais rápida do Brasil? Nós sabemos

Publicada no Diário Oficial da União (DOU), esta trata-se de uma iniciativa que visa, entre vários objetivos, diminuir as desigualdades regionais, além de estimular o desenvolvimento, tanto social quanto econômico. O acompanhamento e a regulação das ações do programa serão de responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Acompanhe-nos para mais detalhes!

Como o programa irá funcionar?

Com o novo projeto, a expectativa é de 95% da cobertura, para que redes 5G e 4G passem a apresentar níveis pertinentes de qualidade. Dessa forma, o 5G passará a ofertar 100 Mbps (megabits por segundo) em suas taxas de transmissão, enquanto o 4G terá 10 Mbps. Essas metas foram definidas pelo Ministério das Comunicações e vão ser atingidas com base na iniciativa.

Dessa forma, a cobertura de uma cidade do Brasil só será considerada se as redes cumprirem com os índices estabelecidos. Esses níveis devem estar disponíveis na página da Anatel e aplicativo.

Além disso, a agência desenvolverá o Selo Qualidade em Banda Larga Móvel com o intuito de analisar e reconhecer as empresas prestadoras. Ademais, um plano de ação de fiscalização também será elaborado pelo órgão para inspecionar os serviços prestados pelas companhias. As referências de qualidade e os prazos ainda vão ser estabelecidos pela Anatel.

Segundo as informações divulgadas, o programa foi lançado em São Luís (MA), no último sábado.

Até o momento, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a vida dos brasileiros será influenciada pela política pública. Para ele, o programa proporcionará uma ampliação significativa, impondo às operadoras que realizem ações para aprimorar o serviço, como um investimento em infraestrutura, assegurando aos consumidores, uma velocidade mínima de internet móvel.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário