scorecardresearch ghost pixel



5G chega a todas as capitais brasileiras nesta quinta-feira

A tecnologia 5G chega nesta quinta-feira, 6, a todas as 27 capitais do Brasil. O ciclo será finalizado com a ligação do sinal da quinta geração de internet móvel nas cinco cidades da Região Norte: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Leia mais: O que está acontecendo com o […]



A tecnologia 5G chega nesta quinta-feira, 6, a todas as 27 capitais do Brasil. O ciclo será finalizado com a ligação do sinal da quinta geração de internet móvel nas cinco cidades da Região Norte: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Leia mais: O que está acontecendo com o Nubank? App apresenta problemas pelo 3º dia seguido

O prazo para que as operadoras responsáveis pela transmissão do sinal liguem todas as estações previstas acaba no dia 28 de novembro. De acordo com as regras, é necessário ter pelo menos uma antena para cada 100 mil habitantes.

Serão ligadas 57 antenas em Belém, 18 em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco. As informações são do conselheiro Moisés Queiroz Moreira, do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

“Foi um trabalho exitoso nessa fase inicial, apesar de difícil e de aprendizado, porque não tínhamos total conhecimento dos problemas que poderiam aparecer”, disse o conselheiro.

Presença do 5G

Até o momento, Vivo, TIM e Claro instalaram “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital de licitação do 5G, afirma o coordenador do Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro. “O mínimo era de 2.528 estações. No entanto, 5.275 já foram instaladas”, detalha.

O 5G está presente em 5% das 93 mil estações espalhadas pelo país. O serviço oferecido nas capitais brasileiras alcança 24% da população, com potencial de atingir 50 milhões de pessoas.

Próxima etapa

A segunda etapa prevista no edital é levar a tecnologia a municípios com mais de 500 mil habitantes. A implantação deve começar em janeiro de 2023 e contar com um desafio: as antenas parabólicas, cujo sinal sofre interferência do 5G.

O governo federal já iniciou a distribuição de kits de antenas digitais para que as famílias façam a troca e evitem prejuízos. Para os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o equipamento e a instalação são gratuitos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário