scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motorista: governo vai exigir registro de veículos a partir de novembro

CRLV 2022 passa a ser exigido neste estado a partir de novembro. Confira quais são as regras e a importância de manter o documento em dia.



Os donos de veículos terão que ficar atentos ao prazo de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2022. Ele começa a valer a partir do dia 21 de novembro, conforme determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de Minas Gerais. Veja os detalhes.

Leia mais: Alerta Detran: milhares de motoristas ficarão sem dirigir em breve

Os motoristas podem apresentar o CRLV em dois formatos: digital ou impresso. A partir da data em questão, será preciso apresentar o certificado referente ao ano 2022 sempre que quiser comprovar a regularidade do carro.

CRLV 2022 passa a ser exigido

Para ter acesso ao documento, o proprietário do automóvel pode optar pela versão digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), pois assim tem acesso às informações a qualquer momento. Já a versão impressa deve ser acessada por meio do site www.detran.mg.gov.br e do portal de serviços do Senatran.

Os dois modelos poderão ser apresentados durante as fiscalizações.

Além disso, os agentes de trânsito podem conseguir os dados sobre o documento por meio do sistema do Detran. É assim que é possível confirmar se o carro está licenciado. Além do CRLV, o condutor precisa apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante as abordagens. É por isso que quem ainda não tem o certificado liberado deve acessar o site do Detran de Minas Gerais e verificar se há algum débito.

Caso haja, será preciso regularizar a situação para só então ter o CRLV de 2022 liberado. Pode haver débitos de IPVA, pagamento de seguro obrigatório, possíveis multas e outras pendências. Por meio do documento em questão, o motorista consegue garantir que o veículo está em completa regularidade e apto a circular.

Ele é um dos mais importantes para o automóvel. O artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o motorista deve manter o documento em situação regular para circular livremente nas ruas e rodovias.

Ele é emitido todos os anos. Os motoristas devem ter atenção ao período determinado por cada Detran, como é o caso de Minas Gerais, que exige o certificado de 2022 a partir de 21 de novembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário