scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil e Auxílio Gás: Caixa detalha como será a antecipação em outubro

Ministério da Cidadania publica documento que antecipa o calendário de pagamento do benefício social em uma semana.



A menos de quatro semanas do segundo turno das eleições, o governo federal decidiu antecipar o próximo calendário de pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Os repasses terão início do dia 11 de outubro, e não no dia 18 como previsto até então.

Leia mais: Auxílio Brasil paga bônus de R$ 200 em outubro; saiba quem recebe

O adiantamento foi detalhado em entrevista recente por Daniella Marques, presidente da Caixa Econômica Federal. Segundo ela, a parcela atenderá mais de 21,1 milhões de famílias, 17,2 milhões delas chefiadas por mulheres.

Cartão de débito

De acordo com a executiva, o banco estatal fechou um acordo com o Ministério da Cidadania para emissão de cartões de débito do programa a beneficiários que recebem em os valores por meio da poupança digital do aplicativo Caixa Tem. O contrato foi assinado em junho deste ano.

Cerca de 6,64 milhões de dispositivos integram esse primeiro lote e foram distribuídos entre as famílias, que poderão fazer suas transações com mais facilidade. Além de saques em espécie, ele possibilita a realização de compras no débito.

Um novo contrato foi fechado entre a Caixa o governo em 28 de setembro, desta vez para confecção de 950 mil novos cartões. Os produtos serão enviados às famílias que entraram na folha de pagamento do Auxílio Brasil a partir de agosto.

A antecipação do calendário é uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro para garantir maior aprovação entre as mulheres, que representam cerca de 80% do público do programa.

Vale-gás

Também haverá pagamento do Auxílio Gás em outubro, já que a última parcela do benefício bimestral caiu na conta em agosto. Segundo Daniella Marques, o público do programa foi ampliado de 5,6 para 5,9 milhões de famílias.

O valor da parcela, no entanto, não foi confirmado. Até dezembro, o chamado vale-gás oferece 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos para os beneficiários, conforme levantamento de preços feito pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário