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Auxílio Brasil: o que fazer para pedir revisão em caso de cancelamento

O Ministério da Cidadania faz a revisão do cadastro dos beneficiários e os dados desatualizados podem levar à perda de benefícios.



Os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil devem atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico). Quem desconsidera essa etapa importante pode deixar de receber o auxílio em dinheiro. Saiba como é feita a revisão do cadastro e evite o cancelamento.

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Quem recebe o benefício pode conferir o status do cadastro por meio do aplicativo do programa Auxílio Brasil ou também por meio do CadÚnico e do Caixa Tem. O prazo de atualização do CadÚnico foi prorrogado por mais 30 dias, sendo que inicialmente terminaria em 14 de outubro.

Revisão de cadastro tem risco de cancelamento

Isso quer dizer que as pessoas que recebem o benefício ainda têm tempo de atualizar as informações. É uma etapa essencial, já que o Ministério da Cidadania faz mensalmente um pente-fino nos cadastros do Auxílio Brasil.

O procedimento é por meio do CadÚnico. Caso sejam encontradas irregularidades, como a falta de atualização, o Ministério da Cidadania pode decidir por cancelar o pagamento.

Mais de oito milhões de famílias foram beneficiadas com o prazo maior para a atualização do cadastro. O procedimento pode ser feito em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), para quem teve alguma mudança no cadastro.

Há ainda a opção de realizar o procedimento pela internet, caso não tenha nenhum novo dado a incluir ou trocar. Segundo o Ministério da Cidadania é essencial fazer a atualização a cada dois anos ou sempre que houver qualquer alteração.

Os beneficiários também podem ser convocados a fazerem a revisão dos dados. Se isso acontecer será preciso comparecer em uma unidade do Cras ou no posto de atendimento do CadÚnico indicado por cada município. A previsão é que o cancelamento dos benefícios com o pente-fino comece em julho do ano que vem.

Pelo menos 263 mil famílias estão com os dados desatualizados. Para conferir a situação é só seguir as etapas abaixo:

– Acesse o portal do CadÚnico (site ou aplicativo);
– Faça login com o Gov.br;
– Selecione a opção “Consulta completa”;
– Confira o extrato e saiba se o cadastro está ativo.




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