scorecardresearch ghost pixel



Banco Central anuncia alteração nas regras do Pix para impedir fraudes e vazamentos

Autoridade planeja instituir mudanças no funcionamento do sistema de pagamentos para torná-lo mais seguro.



O Banco Central anunciou que vai alterar o funcionamento do Pix nos próximos meses para tornar o sistema de pagamentos mais seguro e menos suscetível a fraudes e vazamentos. As mudanças devem começar ainda neste ano.

Leia mais: Uber lança linha de crédito de até R$ 10 mil para motoristas parceiros

O anúncio foi feito ainda em setembro, na última reunião do Fórum Pix. O evento, que tem com objetivo discutir o funcionamento e a segurança do sistema, conta com a participação de vários agentes do mercado financeiro.

As novidades preparadas pelo BC incluem aumentar a responsabilidade de instituições financeiras sobre questões de segurança, visando criar mais um impedimento para vazamentos de dados. Também é esperada a criação de marcadores específicos quando houver suspeita de falsidade ideológica ou uso de contas laranja.

Os participantes do Fórum Pix também avaliaram a criação de uma espécie de lista de CPFs ou CNPJs suspeitos de cometer fraudes. Mais um ponto discutido pelos especialistas foi o fim da obrigatoriedade de limites para transações via Pix.

Desde 2021, transferências noturnas (feitas entre 20h e 6h) estão limitadas a R$ 1.000. Nos demais horários, a própria instituição financeira estabelece o teto.

“As medidas propostas no Fórum Pix estão sendo discutidas e aprimoradas internamente. Seus contornos definitivos dependem ainda de apreciação das áreas técnicas do BC, além de avaliação pela Diretoria Colegiada e outras instâncias decisórias. Por isso, neste momento, não há um cronograma para a publicação e vigência de eventuais medidas”, disse o Banco Central.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário